Paranatinga, 08 de Maio de 2021

Saúde

Idosos sem carro denunciam falta de inclusão em novos pontos de vacinação da Capital

Publicado 19/04/2021 12:09:20


Idosos que moram na região da Grande Morada da Serra denunciam que o polo de vacinação contra a covid-19 no Sesi Papa, no bairro Bela Vista, em Cuiabá não atende toda a população local.

Na segunda-feira (12) a Prefeitura Municipal criou mais três pontos na Capital para descentralizar a vacinação, mas somente o do Sesc Balneário, na região do Tijucal, a vacina ocorre de forma presencial.

Nos dois outros polos, no Sesi Papa e na UFMT (Universidade Federal de Mato Grosso), a aplicação da vacina é realizada em sistema de drive-thru.

Depois da dificuldade para agendar a vacina, esse tem sido um novo problema reclamado pelos idosos, principalmente os da Grande Morada da Serra, região habitada por famílias de renda média e baixa. 

Quem não tem veículo precisa ir até o Centro de Eventos do Pantanal o que causa ainda mais dificuldades para que idosos sejam vacinados. Eles pedem que os pontos instalados em bairros deixem de ser drive-thru para que fique mais próximos da população local que não possui carro ou moto.

Em nota, ao  a Saúde de Cuiabá disse que "tem buscado atingir a população mais carente, já tendo vacinado em casa centenas de idosos que vivem na zona rural, bem como os acamados que vivem na zona urbana, idosos asilados e abrigados e pessoas com deficiência...".

A Secretaria confirmou que o Sesi Papa é somente para àqueles que têm veículos e que ainda vão tomar a primeira dose da vacina contra a covid-19. 

Leia a íntegra da nota:

NOTA DA SMS

A Secretaria Municipal de Saúde de Cuiabá (SMS) informa que tem buscado atingir a população mais carente, já tendo vacinado em casa centenas de idosos que vivem na zona rural, bem como os acamados que vivem na zona urbana, idosos asilados e abrigados e pessoas com deficiência que vivem em casas terapêuticas, públicos que não precisaram se agendar no site Vacina Cuiabá, pois foram levantados pelas equipes da SMS.

Além disso, a descentralização para o polo que passou a funcionar nesta quarta-feira (14), no SESC Balneário, e outros que ainda serão abertos, visa atingir as pessoas que moram nos bairros mais afastados e que não possuem veículo. Quem tem condições de ir de carro, podem se direcionar ao SESI Papa, que funciona como polo para primeira dose e UFMT, que no momento funciona como polo de segunda dose.

De acordo com a plataforma Localiza SUS, do Ministério da Saúde, até esta quarta-feira (14), mais de 24 mil idosos já receberam pelo menos a primeira dose da vacina contra a covid-19, em Cuiabá. Conforme a plataforma, o Município já aplicou 75.620 doses da vacina contra a covid-19, sendo 55.491 primeira dose e 20.129 segunda dose, estando com 61,9% das vacinas já aplicadas e registradas no sistema do Programa Nacional de Imunização (SI-PNI). As doses que ainda não foram aplicadas estão sendo usadas para a primeira dose de trabalhadores da saúde e idosos acima de 65 anos e também reservadas para os grupos que receberão a segunda dose na próxima semana.

 

Publicidade Áudio

Enquete

Na sua opinião qual investimento é mais urgente para Paranatinga

CONCLUIR HOSPITAL MUNICIPAL

ASFALTAR BAIRROS

MELHORAR ILUMINAÇÃO

SINALIZAÇÃO DE TRANSITO E RUAS

Anuncios

CURTA NOSSA FAN PAGE