Paranatinga, 12 de Junho de 2021

Paranatinga

PARANATINGA - Compras da agricultura familiar avançam nos últimos anos no Município

Publicado 09/06/2021 13:12:54


PARANATINGA NEWS

 

As compras da Agricultura Familiar avançaram muito nos últimos anos no município de Paranatinga (a 337 km de Cuiabá). Em 2019 apenas uma cooperativa localizada em Cuiabá realizava as entregas dos produtos da agricultura. Em 2020 dois agricultores familiares sediados no município começaram a comercializar. Para 2021, já são seis agricultores familiares locais que ganharam chamadas públicas.

 

A fase procedimental para 2021 já foi concluída e resultou na contratação de aproximadamente R$ 300 mil para abastecimento do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e um pouco mais de R$ 30 mil reais para as compras institucionais do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA).

 

Paranatinga é parceiro do Programa Cidade Empreendedora e Sustentável, desenvolvido pelo Sebrae em Mato Grosso, que tem como um de seus pilares o estímulo às compras de empresas e empreendimentos da região como uma forma de incrementar o desenvolvimento local.

 

Além disso, foram iniciados os procedimentos para as compras da Assistência Social – Abastecimento da Rede Socioassistencial, que possui um grande potencial com a elaboração das cestas básicas com produtos da agricultura familiar para atendimento das famílias que estão em estado de insegurança alimentar.

 

Segundo a secretária de Assistência Social do município, Fatima Rosane Ritter Pereira, foi identificada à vontade por parte da pasta em realizar essa ação. “Temos nos colocado à disposição dos microprodutores rurais de Paranatinga para fazermos o que estiver ao nosso alcance”, destaca. 

 

Para que as compras públicas se transformem em oportunidade de mercado para os agricultores familiares a Sala do Empreendedor, juntamente do Sebrae tem se tornado peça chave para o fortalecimento do elo entre a Prefeitura e os microprodutores rurais. É o que explica o Agente de Desenvolvimento Claudeir Novais. “Esse resultado positivo, só está sendo possível pelo fato de haver entendimento de todos envolvidos, tanto do poder público, quanto dos microprodutores. E isso, além de gerar renda e desenvolvimento, também é muito gratificante”, afirma.

 

Atendimento

 

Localizada na Avenida Brasil, 1929, Centro, a Sala do Empreendedor fica aberta para atendimento ao público de segunda a sexta-feira das 07 às 11h e das 11h às 13h para trabalhos internos. O atendimento aos empresários e micro empreendedores também ocorre pelos números 66 99910-1559 e 66 99636-2134.

 

Cidade Empreendedora

 

O programa Cidade Empreendedora tem como objetivo a transformação local pela implantação de políticas de desenvolvimento nos eixos: Atores do Desenvolvimento, Desburocratização, Sala do Empreendedor, Compras Governamentais, Centro Sebrae de Sustentabilidade, Jepp - Jovens Empreendedores Primeiros Passos, Crescendo e Empreendendo, Municípios em Números, Levantamento de Oportunidades, Planejamento Estratégico para a Gestão Municipal.

Publicidade Áudio

Enquete

Na sua opinião qual investimento é mais urgente para Paranatinga

CONCLUIR HOSPITAL MUNICIPAL

ASFALTAR BAIRROS

MELHORAR ILUMINAÇÃO

SINALIZAÇÃO DE TRANSITO E RUAS

Anuncios

CURTA NOSSA FAN PAGE