Paranatinga, 16 de Maio de 2021

Geral

TCE encontra remédios vencidos em centro de distribuição

Publicado 28/04/2021 10:11:51


Uma vistoria do Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT) no Centro de Distribuição de Medicamentos e Insumos de Cuiabá (CDMIC), nesta terça-feira (26), confirmou a existência de grande volume de medicamentos e insumos com data de validade vencida.

Na semana passada, um grupo de vereadores por Cuiabá esteve no local e denunciou pelas redes sociais a existência de centenas de medicamentos vencidos.

Diante da denúncia, auditores da Secretaria de Controle Externo (Secex) de Saúde e Meio Ambiente do TCE-MT vistoriaram a unidade e constataram o que havia sido revelado pelos parlamentares.

“Fizemos uma visita técnica no CDMIC, na qual constatamos uma grande quantidade de medicamentos e insumos com suas datas de validade vencidas. O objetivo foi buscar a causa do problema. Então, agora o TCE-MT vai tentar identificar o problema, gerar o quantitativo em valor e a responsabilidade de quem deu causa", afirmou o secretário da Secex Saúde e Meio Ambiente, Marcelo Tanaka.

 

"Essa ação será inicialmente feita por meio do acompanhamento simultâneo, mais para frente com a possibilidade de inclusão nas contas de gestão do município”

O secretário disse que uma das justificativas dadas no CDMIC para a existência de medicamentos e insumos vencidos foi a queda no número de atendimentos nas unidades básicas de saúde, uma vez que muitos medicamentos são de uso comum, não para tratamento relacionado ao novo coronavírus (Covid-19). 

 

Aos auditores da Secex, a empresa gestora informou também que, assim que assumiu a unidade, em março de 2020, realizou um primeiro inventário dos medicamentos e detectou que muitos foram adquiridos em anos anteriores. 

O secretário da Secex Saúde e Meio Ambiente esteve acompanhado na vistoria ao CDMIC, dos supervisores de Controle Externo, Luiz Otávio Esteves e Felipe Favoreto.

 

Publicidade Áudio

Enquete

Na sua opinião qual investimento é mais urgente para Paranatinga

CONCLUIR HOSPITAL MUNICIPAL

ASFALTAR BAIRROS

MELHORAR ILUMINAÇÃO

SINALIZAÇÃO DE TRANSITO E RUAS

Anuncios

CURTA NOSSA FAN PAGE