Paranatinga, 20 de Setembro de 2019

Variedades

Obra de artista plástico

Obra de artista plástico mato-grossense é exposta na França

Publicado 05/09/2019 13:20:51


Uma obra do artista plástico Nilson Pimenta, expoente das artes plásticas do estado e professor do Ateliê Livre do Museu de Arte e de Cultura Popular (MACP) da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), integra a exposição coletiva 'Nous Les Arbres', que segue aberta a visitação até novembro na Fundação Cartier, em Paris, França.

 

 

Obra de artista plástico mato-grossense Nilson Pimenta é exposta na França — Foto: UFMT/Assessoria

A exposição, cujo projeto é coordenado por Juliette Lecorne, com curadoria de Bruce Albert, Hervé Chandès e Isabelle Gaudefroy e assessoria de Helène Kelmachter, Marie Perennes, reúne artistas, botânicos e filósofos de várias partes do mundo que desenvolveram vínculo com as árvores, tema central da mostra, tanto por sua jornada estética quanto pela científica.

 

 

Nilson Pimenta

 

Autodidata, Nilson Pimenta nasceu em Caravelas, na Bahia, em 1957, e se mudou para o Mato Grosso aos seis anos. Antes de se estabelecer em Cuiabá, cidade na qual faleceu em 2017, e começar a pintar, em 1979, o artista passou por diversas cidades e exerceu diversos trabalhos, como peão, lavrador e cortador de cana, que lhe deram parte da inspiração para a realização de sua obra artística.

Seu traço intenso e olhar peculiar ao retratar cenas simples, como as festas, a vida no campo e nas pequenas comunidades, além da paisagem rural de Mato Grosso e cenas típicas do Pantanal, foi descoberto pela crítica de arte Aline Figueiredo e pelo artista plástico Humberto Espíndola.

Essas mesmas características lhe garantiram reconhecimento em exposições individuais e coletivas no Brasil e no exterior, bem como diversas premiações, colocando-os entre os mais importantes artistas plásticos do Estado.

Paralela à pintura, o artista também foi servidor da UFMT desde 1981, atuando como professor no Ateliê Livre do MACP, orientando os novos artistas.

 

 

Fonte: G1

Publicidade Áudio

Enquete

Você é a favor ou contra privatização da MT 130 entre Primavera do Leste a Paranatinga

A FAVOR

CONTRA

INDEFINIDO

Anuncios

CURTA NOSSA FAN PAGE