Paranatinga, 19 de Abril de 2019

Tecnologia

NOVIDADES

Brasil terá documento único e digital a partir de julho de 2018

Publicado 06/02/2018 13:18:15


O Documento Nacional de Identidade (DNI), documento único, digital e biométrico que reunirá diferentes registros civis dos brasileiros, teve o seu projeto piloto lançado nesta segunda-feira (5) pelo governo federal. O DNI utiliza o banco de dados e biometria do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), do governo federal e também do Poder Judiciário e promete mais facilidade na hora da identificação.

O documento reúne dados como Certidão de Nascimento, CPF e título de eleitor e a ideia é que a lista aumente conforme novos convênios sejam firmados entre órgãos públicos para compartilhamento da base de dados. Inicialmente, ele será testado apenas por cerca de 2 mil servidores do TSE e do Ministério do Planejamento, que poderão baixar o aplicativo do DNI em seus tablets ou smartphones.

Segundo o ministro do Planejamento Dyogo Oliveira, a intenção é tornar mais simples e eficiente a identificação do cidadão, além de baratear os custos com emissão de novos documentos — cada DNI custa apenas R$ 0,10.  “Descortina-se com o DNI uma imensa avenida de possibilidades porque a solução que está sendo dada é inteligente, digital, sem burocracia, flexível e adaptável a todos os tipos de serviços”, afirmou o ministro.

O DNI é o resultado do projeto de Identificação Civil Nacional (ICN), lei sancionada pelo presidente Michel Temer em maio do ano passado que permite a criação de um documento único para os brasileiros, válido em todo o território nacional, além do uso de autenticação biométrica em órgãos públicos e privados.

De acordo com o governo federal, após passar pela fase de testes, o Documento Nacional de Identificação deve começar a chegar aos brasileiros a partir de julho de 2018.

 

 

Fonte: TEC MUNDO

Publicidade Áudio

Enquete

Prefeitura e Câmara de Paranatinga lança Consulta Pública - UNEMAT

ADMINISTRAÇÃO

AGRONOMIA

PEDAGOGIA

TURISMO

CIENCIA DA COMPUTAÇÃO

CIÊNCIAS ECONÔMICAS

ENGENHARIA CIVIL

ENGENHARIA DE PRODUÇÃO

ENGENHARIA ELÉTRICA

FISICA

JORNALISMO

ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA

ARQUITETURA E URBANISMO

CIÊNCIAS BIOLÓGICAS

EDUCAÇÃO FÍSICA

ENGENHARIA DE ALIMENTOS AGROINDUSTRIAL

ENGENHARIA FLORESTAL

GEOGRAFIA

LETRAS

QUIMICA

SOCIOLOGIA

ZOOTECNIA

AGROECOLOGIA

ARTES VISUAIS

CIÊNCIAS

ENFERMAGEM

FILOSOFIA

HISTÓRIA

MATEMÁTICA

SISTEMAS

TEATRO

Anuncios

CURTA NOSSA FAN PAGE