Paranatinga, 30 de Maio de 2020

Saúde

MASCARAS

Governo entrega máscaras no centro de Cuiabá

Publicado 16/04/2020 17:04:01


O Governo do Estado está entregando máscaras de tecido e panfletos com orientações sobre uso e higienização do produto à população em locais de grandes aglomerações. Nesta quinta-feira (16.04) a entrega ocorreu em frente à Caixa Econômica da rua Barão de Melgaço e Receita Federal. A iniciativa faz parte da campanha “Eu cuido de você e você cuida de mim”, que incentiva o uso de máscaras artesanais para evitar a propagação do novo coronavírus.

A ação está sendo coordenada pela Secretaria de Planejamento e Gestão em parceria com a Secretaria de Segurança Pública e a entrega é feita pelo Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso, que já distribuiu cerca de 6 mil máscaras à população e em órgãos públicos do Executivo.

De acordo com a tenente-coronel dos Bombeiros, Sheila Sebalhos, a campanha visa conscientizar a população sobre o uso de máscaras, e, principalmente, incentivar para que cada um produza seu próprio equipamento. Ela citou o exemplo do bairro Renascer em Cuiabá, onde os moradores já produziram cinco mil máscaras para comtemplar moradores do local.

“Sabemos que o poder público não conseguirá contemplar 100% da população, portanto temos conscientizado a todos para que, além de usarem a máscara, também tenham a iniciativa de produzir a sua. Se todos somarmos esforços, conseguiremos atravessar esse período de pandemia com o menor número possível de contaminados”.

 

 

Para o técnico em polimento, Jean Carlos da Silva, que foi até a Caixa Econômica em busca do auxílio emergencial do Governo Federal, a entrega do equipamento de proteção veio em boa hora. “Achei louvável a iniciativa do Governo, pois aqui hoje passaram vendendo máscaras a R$ 10,00. Nós estamos parados, dependendo da ajuda do governo, e essa máscara veio na hora certa”, disse em tom de gratidão.

Durante a entrega, os bombeiros estão orientando a população sobre o uso correto e higienização. As máscaras artesanais devem ser usadas sempre que a pessoa sair de casa, são de uso individual e devem ser trocadas sempre que estiverem úmidas ou a cada três horas.  Após isso devem ser lavadas com água e sabão para que possam ser reutilizadas. Para evitar contaminação, é importante manusear a máscara pelo elástico, nas laterais, evitando tocar na parte central do tecido.

Segundo a tenente-coronel, a partir da próxima semana, as entregas se concentrarão em cidades do interior, onde há casos confirmados da doença. A meta do Governo é entregar 50 mil máscaras artesanais em todo o Estado.

 

 

Segundo o titular da Seplag, Basílio Bezerra, essas máscaras foram adquiridas a partir de um termo de compromisso assinado com a Procuradoria Regional do Trabalho - 23ª Região, que destinou R$ 1,05 milhão para compra de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) para os profissionais da segurança pública e campanhas de prevenção e conscientização como esta.

O montante será utilizado para compra de máscaras, luvas, aventais e óculos de proteção para as forças de segurança que têm atuado diretamente nas ações de fiscalização, controle e socorro durante a pandemia de coronavírus. Esses recursos são provenientes de contas judiciais referentes a ações ajuizadas pelo Ministério Público do Trabalho de Mato Grosso.

“Estamos unindo esforços em torno de um objetivo comum para que possamos atravessar esse período de pandemia e evitar a disseminação dessa doença. Além disso também temos fomentado a economia, pois todas as máscaras foram produzidas por pequenas empresas de confecções e de uniformes”.

O Decreto 437, que cria o programa "Eu cuido de você e você cuida de mim", estimula o uso de máscaras artesanais pela população de forma a não prejudicar o fornecimento de máscaras industriais para os profissionais de saúde da rede pública e privada.

 

 

Fonte: secom gov

Publicidade Áudio

Enquete

Na sua opinião qual investimento é mais urgente para Paranatinga

CONCLUIR HOSPITAL MUNICIPAL

ASFALTAR BAIRROS

MELHORAR ILUMINAÇÃO

SINALIZAÇÃO DE TRANSITO E RUAS

Anuncios

CURTA NOSSA FAN PAGE