Paranatinga, 14 de Abril de 2021

Regional

Mendes tenta comprar 1,5 milhão de doses da vacina Sputnik

Publicado 02/03/2021 13:09:40


O governador Mauro Mendes (DEM) e chefes do Executivo de outros estados vão se reunir, nesta terça-feira (2), com representantes da União Química em Brasília (DF) para tentar comprar a vacina contra Covid-19, a Sputnik V.

 

O encontro ainda deve contar com o embaixador da Rússia no Brasil, Sergey Akopov.


A União Química tem um acordo com o laboratório russo Gamaleya para produzir a Sputnik no Brasil.

 

A intenção de Mendes é de já para março ou abril adquirir 1,5 milhão de doses, o que deve custar ao erário R$ 80 milhões.

 

“Eu e mais 20 governadores iremos ao encontro. Queremos fechar um grande pacote com a Sputinik. Eu já consegui encontrar vacina pro mês de setembro, mas eu quero pro mês de março ou abril”, disse o governador em coletiva a imprensa realizada nesta segunda-feira (1º).

 

De acordo com o governador, a pretensão é de que os Estados conseguirem viabilizarem um número maior de doses do que o Governo Federal. Segundo ele, já há 22 governadores com “dinheiro na mão” para adquirir o imunizante. 

 

Mendes explicou que, quando foi liberado aos governos e municípios a possibilidade da compra da vacina, o ministro da Saúde general Eduardo Pazzuelo os alertou que iria “tomar” as doses, colocá-las no Plano Nacional de Imunização (PNI) e distribuir igualmente aos estados. 

 

“Se não me engano, 22 estados confirmaram que tinham condições de fazer essa compra e o Ministério disse: ‘Se vocês comprarem, eu devolvo o dinheiro, mas a vacina é minha’. Estamos correndo atrás para encontrar alguém que queira vender dentro dessa corrida mundial que está havendo, disse Mendes.

 

Caso a negociação seja exitosa, o Governo conseguirá vacina para aproximadamente 750 mil habitantes de Mato Grosso.

 

Publicidade Áudio

Enquete

Na sua opinião qual investimento é mais urgente para Paranatinga

CONCLUIR HOSPITAL MUNICIPAL

ASFALTAR BAIRROS

MELHORAR ILUMINAÇÃO

SINALIZAÇÃO DE TRANSITO E RUAS

Anuncios

CURTA NOSSA FAN PAGE