Paranatinga, 19 de Outubro de 2018

Regional

Aplicativo da Prefeitura facilita busca por vagas de trabalho

Tecnologia | 18/01/2018 14:44:00


O Sistema Nacional de Empregos (Sine- Sinop) tem procurado ficar cada vez mais próximo da comunidade, entendendo as reais necessidades do mercado de trabalho e inserindo a maior quantidade possível de pessoas nas vagas disponíveis.

Para isso, tem buscado as mais diversas formas de levar as vagas disponíveis até as pessoas que necessitam buscar uma oportunidade de trabalhar e conquistar a garantia de um rendimento ao término de um mês.

Diariamente, são anunciados, através dos veículos oficiais da Prefeitura (facebook e o aplicativo Se Liga Sinop) as vagas disponíveis na indústria, no comércio e na construção civil de Sinop.

O aplicativo "Se Liga Sinop", por exemplo, foi uma das novidades lançadas, pela administração Rosana Martinelli (PR), no final do ano passado. O aplicativo é a derivação do "ilumina Sinop", versão antiga voltada, apenas, para a troca de lâmpadas e reparos na iluminação pública.

Conforme explica a coordenadora do SINE Sinop, Débora Malagutti, com o aplicativo é possível acompanhar quais vagas são disponibilizadas pelo Serviço. Por outro lado, conforme explica a gestora, não é possível realizar reserva desta vaga, isto é, faz-se necessário procurar o SINE de forma presencial para que sejam realizados todos os procedimentos com vistas ao encaminhamento.

"O SINE também está presente no aplicativo com suas vagas diárias de trabalho. Ali no aplicativo a pessoa consegue visualizar o que tem no balcão. Mas como as vagas são rotativas pode acontecer de quando o trabalhador chegar a vaga já ter sido preenchida", explicou.

Empregos

Os registros do Sine apontam o atendimento de, pelo menos, 170 pessoas por dia, fora os agendamentos, orientações e informações que não são registrados. Os aplicativos e as divulgações feitas pela imprensa local têm ajudado muito as pessoas na busca pela oportunidade de emprego e os resultados têm sido positivo.

Os registros do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED) apontam um saldo positivo, para Sinop, em 2017. De acordo com os números, de dezembro de 2016 a novembro de 2017, foram 2.687 contratações, sendo uma variação de emprego apresentada em 8,11%.

A área que mais contratou, em 2017, foi a área do comércio, com 7.586, seguido dos serviços, com 5.627 e da indústria da transformação, com 2.868. Já a construção civil compôs o rancking com 2.687.

Quem lidera o ranking das demissões de 2017 é o setor do comércio, com 7.042 demissões, seguido dos serviços, com 5.079, a indústria da transformação, com 2.449 e a construção civil, com 1.659. Por último e, consequentemente, com menor registro de demissões, vem o setor de agropecuária, com 1.126.

 

 

Fonte: Nortão Noticias

Rádios

Anuncios

CURTA NOSSA FAN PAGE