Paranatinga, 19 de Abril de 2019

Política

FEX

Mendes afirma que R$ 450 milhões de FEX é “quase impossível”

Publicado 09/04/2019 15:53:31


Mesmo com as diversas idas a Brasília e conversas junto ao Governo Federal, o governador Mauro Mendes (DEM) já dá como certo o não recebimento do Fundo de Auxílio à Exportação (FEX) 2018, estimado em mais de R$ 450 milhões.

 

O FEX é um recurso repassado pela União aos Estados, como uma forma de compensação pelas perdas com a Lei Kandir - que trata da isenção do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) nos produtos de exportação.

 

“Todas as conversas que tivemos, e foram muitas – fui muitas vezes a Brasília - deram a impressão que é muito difícil, quase que impossível, o FEX 2018. Não tem orçamento, o Governo Federal diz que não tem recurso, e não tem mecanismo para pagar. O FEX 2018 está praticamente eliminado de ser pago por parte do Governo Federal”, afirmou o governador. 

 

 

Não tem orçamento, o Governo Federal diz que não tem recurso, e não tem mecanismo para pagar

Mendes contou que há uma forte articulação da bancada federal de Mato Grosso junto à União, mas a sinalização é no sentido de negar o recurso.

 

“Existe nesse momento um trabalho árduo feito pelos governadores e bancada federal. O deputado Neri Geller tem feito um trabalho muito importante junto à frente parlamentar da Agricultura”, disse.

 

O Congresso Nacional está debatendo uma nova legislação para que o pagamento do FEX seja obrigatório pela União. A expectativa é de que o projeto seja apresentado e aprovado para que os governos não precisem mais ficar com “pires na mão”.

 

“Nosso presidente, [deputado federal] Rodrigo Maia (DEM), está comprometido com esse tema e nós estamos contraindo algumas alternativas. Pode ser que vigore para 2019 ou talvez, só em 2020 em diante”, afirmou o governador.

 

 

Fonte: midianews

Publicidade Áudio

Enquete

Prefeitura e Câmara de Paranatinga lança Consulta Pública - UNEMAT

ADMINISTRAÇÃO

AGRONOMIA

PEDAGOGIA

TURISMO

CIENCIA DA COMPUTAÇÃO

CIÊNCIAS ECONÔMICAS

ENGENHARIA CIVIL

ENGENHARIA DE PRODUÇÃO

ENGENHARIA ELÉTRICA

FISICA

JORNALISMO

ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA

ARQUITETURA E URBANISMO

CIÊNCIAS BIOLÓGICAS

EDUCAÇÃO FÍSICA

ENGENHARIA DE ALIMENTOS AGROINDUSTRIAL

ENGENHARIA FLORESTAL

GEOGRAFIA

LETRAS

QUIMICA

SOCIOLOGIA

ZOOTECNIA

AGROECOLOGIA

ARTES VISUAIS

CIÊNCIAS

ENFERMAGEM

FILOSOFIA

HISTÓRIA

MATEMÁTICA

SISTEMAS

TEATRO

Anuncios

CURTA NOSSA FAN PAGE