Paranatinga, 28 de Janeiro de 2020

Política

CRISE NA DEFAZ

Contra CPI, deputado sugere grupo para acompanhar denúncia

Publicado 04/12/2019 14:05:54


DOUGLAS TRIELLI
DA REDAÇÃO

 

O deputado estadual Max Russi (PSB), sugeriu que o presidente da Assembleia Legislativa, Eduardo Botelho (DEM), crie uma comissão especial, com até cinco parlamentares, para acompanhar a denúncia de uso da Delegacia Fazendária para interesses políticos do Governo do Estado, feita pelo prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro (MDB) 

 

Segundo o prefeito, os delegados Lindomar Tofoli e Anderson Veiga teriam recebido a incumbência de "incriminá-lo", com base em um boletim de ocorrência feito pela servidora da Saúde municipal Elizabete Maria de Almeida. Ela acusa o prefeito de oferecer dinheiro a vereadores para cassar o mandato de Abílio Júnior (PSC), que responde a um processo por quebra de decoro na Comissão de Ética da Câmara.

 

Ocorre que, segundo Emanuel, os delegados se recusaram a dar qualquer tipo de encaminhamento à denúncia, por entenderem não haver base sólida nas acusações. Por conta disso, o prefeito afirmou que ambos os delegados foram ameaçados de retaliação por parte da diretoria da PJC. Nesta semana, ambos delegados foram retirados da Defaz.

 

De acordo com Max Russi, a criação da comissão evitaria que aliados de Emanuel venham a sugerir a criação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar o caso. Além disso, também evitaria acusações de prevaricação do Legislativo.

 

“De duas uma: querem colocar a Assembleia no meio dessa confusão ou mostrar a credibilidade da Assembleia Legislativa. Envolve uma instituição séria, que é a Polícia Civil, a Delegacia Fazendária. Sabemos que nesta semana houve a mudança dos delegados que atuavam na Defaz. Há pouco, uma nota de repúdio por parte do sindicato dos Delegados”, disse, durante sessão de terça-feira (03).

 

 

De duas uma: querem colocar a Assembleia no meio dessa confusão ou mostra a credibilidade da Assembleia Legislativa

“Então, como sugestão para esse assunto ser acompanhado pela Assembleia, o senhor poderia montar uma comissão. Até para evitar uma CPI. Monta uma comissão de alguns deputados para acompanhar isso. Para Assembleia não prevaricar e acompanhar. E sei que os encaminhamentos serão dados da melhor maneira possível”, acrescentou.

 

Ainda na sessão, o deputado Paulo Araújo (PP) afirmou que outro documento, agora dos vereadores de Cuiabá, foi protocolado na Assembleia Legislativa. Desta vez, o deputado Juca do Guaraná (Avante) pediu que o Legislativo ajude a dar celeridade nas investigações do caso na Delegacia Fazendária.

 

Já o deputado Ulysses Moraes (DC) pediu que Botelho compartilhe com os parlamentares o documento protocolado pelo prefeito Emanuel Pinheiro.

 

Em resposta, Botelho disse ainda não ter decidido o que fará com a denúncia de Emanuel. Mas disse que irá enviar o documento para que todos os deputados possam analisar.

 

“Nós, realmente, recebemos um documento do prefeito Emanuel Pinheiro em que ele faz uma denúncia. Estou analisando e vou discutir amanhã [quarta-feira, 4] com a procuradoria da casa e ver se compete a nós ou não”, afirmou.

 

“Depois disso, vamos tomar algumas providências. Mas posso compartilhar, sim. Não tem nada demais no documento. É um protocolo. Ele me entregou com cópia para deputada Janaina Riva”, completou.

 

Entenda o caso

 

O prefeito de Cuiabá Emanuel Pinheiro protocolou nesta segunda-feira (2), na Assembleia Legislativa, um pedido para que seja investigada uma suposta tentativa de articulação, feita na Polícia Civil, para lhe prejudicar.


Segundo apurou a reportagem, a servidora relatou, no B.O. feito junto à Polícia Civil, que o suposto oferecimento de dinheiro aos vereadores, por parte do prefeito, teria ocorrido no último dia 21, durante um jantar na casa do vereador Juca do Guaraná (Avante).


De acordo com informações que chegaram ao conhecimento de Emanuel, os dois delegados teriam sido expressamente orientados a lhe "detonarem".

 

 

Fonte: midianews

Publicidade Áudio

Enquete

Na sua opinião qual investimento é mais urgente para Paranatinga

CONCLUIR HOSPITAL MUNICIPAL

ASFALTAR BAIRROS

MELHORAR ILUMINAÇÃO

SINALIZAÇÃO DE TRANSITO E RUAS

Anuncios

CURTA NOSSA FAN PAGE