Paranatinga, 19 de Novembro de 2017

Paranatinga

Vereadores participam do Democracia Ativa em Várzea Grande

VEREADORES | 07/07/2017 09:53:14


Alterações no orçamento municipal, créditos adicionais, contingenciamento de despesas e acompanhamento da execução orçamentária, foram alguns dos assuntos debatidos com 50 vereadores da Baixada Cuiabana durante o Democracia Ativa – Programa do Tribunal de Contas de Mato Grosso voltado para orientação dos vereadores de todo o Estado. O evento ocorreu nesta quarta-feira (05.07), em Várzea Grande.

 

"A contribuição do TCE na realização deste programa, nos principais polos de Mato Grosso, tem ajudado muito na atuação dos novos vereadores e numa integração mais saudável com a comunidade. Os vereadores que participam ativamente das palestras saem com outra visão de como agirem no Parlamento Municipal", afirmou o presidente da União dos Vereadores de Mato Grosso, Rafael Piovezan de Campos.

 

"Aprender sempre". Esse é o foco principal do vereador Chico Curvo, Presidente da Câmara Municipal de Várzea Grande, que afirmou estar atento aos debates com conselheiros e técnicos do TCE durante o Democracia Ativa. "Como gestor da Câmara Municipal, eu tenho muito interesse em saber sobre como aplicar os recursos sempre dentro da lei, mas, na verdade, a gente precisa sempre se reciclar, e o momento é de muita aprendizagem, aproveitando esse novo Tribunal de Contas que se apresenta como um aliado", disse.

 

O presidente do TCE-MT, conselheiro Antonio Joaquim, fez uma avaliação positiva das oito edições do Democracia Ativa já realizadas, este ano, nas cidades de Lucas do Rio Verde, Cáceres, Juína, Rondonópolis, Alta Floresta, Tangará da Serra, Sinop e Várzea Grande, com participação aproximada de 400 vereadores. "

 

Estamos muito orgulhosos com este programa, pois, inicialmente, nosso objetivo era acabar com o distanciamento entre o TCE e os veredores, e isso a gente alcançou. Tanto o Legislativo como o TCE fazem o mesmo trabalho, somos parceiros no controle externo, mas o vereador tem papel importante no município, ele debate com a comunidade e aprova o orçamento e as políticas públicas", comentou.

 

Por ser o primeiro ano de muitos dos vereadores mato-grossenses, todos estão tendo a experiência de debater o Plano Plurianual e a Lei de Diretrizes Orçamentárias – matérias de enorme relevância para os municípios e uma das principais atribuições das Câmaras Municipais. "É preciso trazer alguns esclarecimentos que podem ser úteis para o bom desempemho dos parlamentares.

 

A realidade da gestão pública é muito dinâmica, a cada momento surge uma nova legislação e é preciso estar sempre atualizado. O papel do TCE é orientar e capacitar para garantir a qualidade dos serviços à sociedade", disse o conselheiro substituto Luiz Henrique Lima, que ministrou palestra no Democracia Ativa.

 

Participaram do Democracia Ativa em Várzea Grande os vereadores de Poconé, Livramento, Paranatinga, Jangada, Santo Antonio do Leverger, Barão de Melgaço, Campo Verde, Nobres, Cuiabá e Várzea Grande. O próximo Democracia Ativa será em agosto, no polo de Barra do Garças.

 

 

Fonte: Folha Max

FACEBOOK