Paranatinga, 28 de Janeiro de 2020

Paranatinga

SECRETARIA DE SAÚDE

VACINA ANTIRRÁBICA - Secretaria de Saúde de Paranatinga emite Nota de Resposta e esclarece procedimentos adotados quanto á denúncia de incompetência e falta de fiscalização

Publicado 10/01/2020 16:11:22


Paranatinga News 

 

APÓS UMA DENÚNCIA FEITA EM UMA PÁGINA DE FACEBOOK SOBRE A POSSIBILIDADE DE VACINAS PERDIDAS POR INCOMPETENCIA DA GESTÃO PÚBLICA E FALTA DE FISCALIZAÇÃO  ONDE A SECRETARIA DE SAÚDE TIVESSE NEGADO VEICULO PARA A REALIZAÇÃO DOS TRABALHOS DE FORMA EFETIVA, A SECRETARIA EMITE UMA NOTA DE ESCLARECIMENTO E RESPOSTA PARA A SOCIEDADE DE PARANATINGA, SOBRE O CASO.

 

Ao tempo que expresso meus cordiais cumprimentos e no uso de minhas atribuições legais, conferidas na Portaria N° 318/2018 como Secretária Municipal de Saúde, venho pelo presente prestar esclarecimentos em relação a vacina antirrábica para o ano de 2019 e sobre o 6º ciclo.

 

Comunico que segundo informações repassadas pelo Escritório Regional de Saúde, o Ministério da Saúde não disponibilizou no ano de 2019, 100% das doses da vacina antirrábica. Para o nosso Município o governo disponibilizou apenas 50% das doses previstas, ou seja, em torno de 2.500 (duas mil e quinhentas) doses da vacina e com curto prazo de validade (val.: 31/10/2019) e com a seguinte orientação: “priorizar a zona rural do município”.

 

Com base nas informações repassadas pelo escritório regional, não foi possível realizar o dia D da vacina antirrábica, no ano de 2019, no município de Paranatinga-MT. Entretanto, a vigilância Ambiental realizava periodicamente a aplicação das doses disponíveis, em animais da zona rural do município e arredores. Com relação as doses cujo o prazo de validade expiraram, as mesmas foram descartadas, conforme orientações do escritório regional.

 

Ressalto ainda que, a Saúde está aguardando a disponibilização das doses da vacina antirrábica para a realização do dia D que estava previsto para o mês de janeiro de 2020, entretanto, em 07/01/2020, o Escritório Regional de Saúde encaminhou o E-mail circular nº 001/2020 encerrando a campanha de 2019 e informando que não haverá a continuidade da referida campanha de vacinação na zona urbana dos municípios, no 1º trimestre/2020, conforme programado.

 

Com relação a realização do LIRAa (Levantamento Rápido de Índice para Aedes aegypti) nas localidades Salto da Alegria e Santiago do Norte, o escritório regional orientou que o mesmo fosse feito da seguinte maneira: “sugerimos adotar uma rotina diferenciada de levantamento de índices, sendo assim, recomendamos durante a realização dos 06 ciclos anuais de visitas domiciliares nestas localidades realizar a coleta de amostra larvária em 100% dos imóveis visitados, lançando as informações no programa SISPNCD.” Ressalto que, foram realizados cinco ciclos durante o ano de 2019 e que o 6º ciclo do LIRAa/2019 está previsto para ser realizado em janeiro de 2020, em período diferente do 1º ciclo de 2020.

 

Sobre os veículos QBP1213 e QCL3690, são veículos que foram doados para a Vigilância Em Saúde, sem contar que todos os veículos possuem diários de bordo, onde são registradas todas as atividades do veículo.

 

Sendo o que temos para o momento, nos colocamos a disposição para quaisquer esclarecimentos.

 

MARIA JOSÉ PEREIRA SALDANHA

Secretária Municipal de Saúde

Portaria 318/2018

 

Fonte: Sec. Municipal de Saúde

Publicidade Áudio

Enquete

Na sua opinião qual investimento é mais urgente para Paranatinga

CONCLUIR HOSPITAL MUNICIPAL

ASFALTAR BAIRROS

MELHORAR ILUMINAÇÃO

SINALIZAÇÃO DE TRANSITO E RUAS

Anuncios

CURTA NOSSA FAN PAGE