Paranatinga, 26 de Abril de 2019

Paranatinga

Educação

Três escolas municipais de Paranatinga superam a média nacional do IDEB

Publicado 11/09/2018 09:57:54


Paranatinga News

 

Três escolas municipais de Paranatinga superaram a média nacional do Ideb.                                                            

 O Ideb é o principal indicador da qualidade da educação básica no Brasil.

 

Para fazer essa medição, o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) utiliza uma escala que vai de 0 a 10. A meta para o Brasil é alcançar a média 6.0 até 2021, patamar educacional correspondente ao de países da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), como Estados Unidos, Canadá, Inglaterra e Suécia.
A Escola Municipal  Vista Alegre alcançou a média 6, a escola Alcides Vizone localizada no distrito de Santiago do Norte à 160km da sede do município alcançou a nota 6,3.

 

E superando todas as expectativas a Escola Municipal 17 de dezembro conseguiu alcançar a nota 6,7.
A secretária de educação Arlinda B. de Arruda Vian falou com entusiasmo e felicidade pelo desempenho das escolas: “Estamos muito felizes com o desempenho e a educação de Paranatinga está de parabéns, o ensino no município deu um salto nesta gestão e isso é mérito desta gestão e de profissionais da educação que são dedicados e comprometidos em fazer a diferença.

 

Diretores, coordenadores, professores e toda equipe que dá suporte para que este ensino seja de qualidade. Eu acredito na educação de Paranatinga e na rede municipal tem qualidade no ensino, quero que os pais acreditem em nossa rede e a cada dia teremos mais resultados positivos.” 


Criado pelo Instituto Nacional de Pesquisa Educacional Anísio Teixeira (Inep) em 2007, o Ideb sintetiza em um único indicador dois conceitos importantes para aferir a qualidade do ensino no país:
1.    Fluxo: representa a taxa de aprovação dos alunos;
2.    Aprendizado: corresponde ao resultado dos estudantes no Saeb (Sistema de Avaliação da Educação Básica), aferido tanto pela Prova Brasil, avaliação censitária do ensino público, e a Aneb, avaliação amostral do Saeb, que inclui também a rede privada.

 

Com o Ideb, ampliam-se as possibilidades de mobilização da sociedade em favor da educação, uma vez que o índice é comparável nacionalmente e expressa em valores os resultados mais importantes da educação: aprendizagem e fluxo.

 

A combinação de ambos tem também o mérito de equilibrar as duas dimensões: se um sistema de ensino retiver seus alunos para obter resultados de melhor qualidade no Saeb ou Prova Brasil, o fator fluxo será alterado, indicando a necessidade de melhoria do sistema.

 

Se, ao contrário, o sistema apressar a aprovação do aluno sem qualidade, o resultado das avaliações indicará igualmente a necessidade de melhoria do sistema.
“Estou extremamente feliz! Quero dar os parabéns a todos os profissionais da educação que nos ajudam a cuidar dos nossos filhos, e aqui em Paranatinga fazem isso com muito amor e dedicação.

 

O investimento em educação é a garantia de um futuro para a nossa cidade… Todo o trabalho feito por esta gestão é pensando no desenvolvimento de nossas crianças e no futuro do município.

 

O resultado está aí! Não pouparemos esforços para seguir qualificando os professores para oferecermos aos nossos alunos um ensino de qualidade”, Disse o Prefeito Marquinhos do Dedé.


O Ideb também é importante por ser condutor de política pública em prol da qualidade da educação. É a ferramenta para acompanhamento das metas de qualidade do PDE para a educação básica.

 

O Plano de Desenvolvimento da Educação estabelece, como meta, que em 2022 o Ideb do Brasil seja 6,0 – média que corresponde a um sistema educacional de qualidade comparável a dos países desenvolvidos.

 

 

Fonte: Assessoria

Publicidade Áudio

Enquete

Prefeitura e Câmara de Paranatinga lança Consulta Pública - UNEMAT

ADMINISTRAÇÃO

AGRONOMIA

PEDAGOGIA

TURISMO

CIENCIA DA COMPUTAÇÃO

CIÊNCIAS ECONÔMICAS

ENGENHARIA CIVIL

ENGENHARIA DE PRODUÇÃO

ENGENHARIA ELÉTRICA

FISICA

JORNALISMO

ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA

ARQUITETURA E URBANISMO

CIÊNCIAS BIOLÓGICAS

EDUCAÇÃO FÍSICA

ENGENHARIA DE ALIMENTOS AGROINDUSTRIAL

ENGENHARIA FLORESTAL

GEOGRAFIA

LETRAS

QUIMICA

SOCIOLOGIA

ZOOTECNIA

AGROECOLOGIA

ARTES VISUAIS

CIÊNCIAS

ENFERMAGEM

FILOSOFIA

HISTÓRIA

MATEMÁTICA

SISTEMAS

TEATRO

Anuncios

CURTA NOSSA FAN PAGE