Paranatinga, 22 de Maio de 2018

Paranatinga

POLÊMICA DOS COLETORES - Secretaria de saúde de Paranatinga emite Nota de Esclarecimentos sobre uso de coletores

POLÊMICA DOS COLETORES | 08/02/2018 11:48:04


Paranatinga News 

 

Ofício/SMS/ nº308

 

NOTA DE ESCLARECIMENTO

 

Prezado Senhor (a),

 

Venho por meio deste esclarecer quanto ao processo de desinfecção de coletores que são artigos semi críticos, assim como mascaras de nebulização ou qualquer outro artigo de polietileno.

 

Em relevância ao MINISTÉRIO DA SAÚDE,

 

“...O Hipoclorito de Sódio a 2% tem sido indicado e bastante utilizado na desinfecção de artigos semi críticos por apresentar vantagens tais como menor custo, baixa toxicidade, fácil manuseio e ampla ação antimicrobiana. A concentração indicada... tem sido de 0,5% (5000 ppm) de cloro ativo, por 30 minutos”. Conforme especificidade do produto, o hipoclorito de Sódio a 2% deve ser diluído em 3 litros de água, ou seja, para um litro de hipoclorito acrescentar mais 3 litros de água. O material a ser desinfetado deve estar totalmente submerso no desinfetante durante um período de 30 minutos.

 

Os horários de início e término do processo devem, portanto, ser controlados. O recipiente preconizado para a desinfecção deve ser de plástico rígido, considerando o poder oxidante das soluções desinfetantes, sendo contra indicado a utilização de recipiente metálico. A capacidade do recipiente deve atender à quantidade de material a ser processado de modo que o mesmo permaneça totalmente submerso na solução.

 

O recipiente deve conter ainda uma tampa que vede toda a superfície para evitar a volatilização do produto químico e, consequentemente, o comprometimento da desinfecção.”

 

Bibliografia Selecionada

 

1. Brasil. Ministério da Saúde. Coordenação de Controle de Infecção Hospitalar. Processamento de artigos e superfícies em estabelecimentos de saúde. Brasília: Ministério da Saúde; 2003. p.

 

8-18. Disponível em: http://www.controllab.com.br/pdf/processamento_artigos_superficies.pdf Acesso em: 6 jul 2010.

 

No mais entendemos que esta pratica de desinfecção desses coletores conforme o texto citado acima, se faz segura, e não interfere em nenhuma condição negativa a qualidade dos exames desenvolvidos nestes laboratório. E que esta pratica não se faz rotineiramente.

 

Porém, fica definido a abolição da mesma pratica, uma vez que contamos com grande estoque de coletores em nosso laboratório.

 

UENISON GOMES GUIMARÃES

RESPONSAVEL TÉCNICO DO LABORATÓRIO MUNICIPAL

 

 

Fonte: Paranatinga News

Anuncios

CURTA NOSSA FAN PAGE