Paranatinga, 19 de Maio de 2019

Paranatinga

DESENVOLVIMENTO

PARANATINGA: Santiago do Norte ganha matéria como o novo destaque de MT que nasceu a partir do agro

Publicado 03/10/2018 13:04:16


 

Paranatinga News

 

A Extensão Urbana de Paranatinga Santiago do Norte tem ganhado repercussão no Mato Grosso pelo desenvolvimento e iniciativa de pequenos produtores em busca de trabalho, confira á matéria realizada pelo site Canal Rural onde salienta a importância e olharmos ao nosso redor e ver o que nosso país, estado ou cidade tem a oferecer.

 

 

Santiago do Norte  que nasceu do agronegócio local

 

Alguém poderia construir uma nova cidade, iniciar um movimento de progresso no norte de Mato Grosso e tocar isso adiante com as forças da Sociedade Civil Organizada?

 

Sim, isso é possível e aconteceu a 520 quilômetros de Cuiabá, no distrito de Paranatinga, onde está nascendo o município de Santiago do Norte, que atualmente  ainda é uma extensão urbana de Paranatinga. 

 

Em meio a crise econômica, brasileiros empreendedores e cooperativistas estão nesse criando um município novo, voltado a milhares de pequenos produtores que possam ter por lá dignidade e um ótimo futuro.

 

O produtor rural conhecido como Caçula está liderando as ações e quer privilegiar a agricultura familiar. Eles plantam por lá 10% da mandioca do estado de Mato Grosso e estão construindo uma fecularia, mas pretendem ainda implantar várias cadeias, como limão, leite, frutas e hortaliças.

 

Neste momento, estão abrindo uma cooperativa com pessoas contratadas. Caçula diz que Mato Grosso é uma benção, pois plantam 10 milhões de hectares e chegarão a 20 milhões nos próximos anos.

 

O grupo está em busca de convênios com parceiros, como a Empresa Mato Grossense De Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer), que tem como missão gerar conhecimento, tecnologia e extensão para o desenvolvimento sustentável do meio rural, com prioridade à agricultura familiar.

 

Santiago do Norte começou com dois irmãos, depois uma família e assim por diante, seguindo o modelo de nascimento de outras cidades como Sapezal, Lucas do Rio Verde e Sorriso.

 

Jovens, é ótima a ideia de ir para fora do país, afinal precisamos  de uma formação global. No entanto, peço que prestem atenção, olhem para o Brasil que nós já temos, pois ele revela muitas coisas geniais e, dentre elas, esse exemplo concreto do produtor Caçula.

 

Nasce agora um novo município no Brasil a partir do agronegócio e vai virar uma agrossociedade; e tudo isso em meio à crise, com incertezas e indefinições.

 

Quem quer faz, realiza e supera todas as adversidades.

 

A sociedade civil organizada pode mais, muito mais! E irá governar o país, principalmente após a pororoca extremista dos partidos políticos e seus resultados nesta eleição.

 

 

 

 

Fonte: Canal Rural

Veja Também

COMBATE AO ABUSO E A EXPLORAÇÃO SEXUAL | 17/05/2019

DIA NACIONAL DE COMBATE AO ABUSO E A EXPLORAÇÃO SEXUAL DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES - PRAÇA CENTRAL PARANATINGA

MÉDICO CARDIOLOGISTA | 17/05/2019

Labiga pede ao prefeito Marquinhos  contratação de um médico cardiologista para Paranatinga;  teremos mais qualidade de atendimento na saúde pública pontua vereador 

ASSISTÊNCIA SOCIAL | 17/05/2019

Secretária Vera Sartori participa de encerramento do curso de derivados de milho;  todos receberão certificado  do SENAR

ASSISTÊNCIA SOCIAL | 17/05/2019

Secretária Vera Sartori participa de encerramento do curso de derivados de milho;  todos receberão certificado  do SENAR

PREFEITURA DE PARANATINGA | 17/05/2019

GARIMPO NOVO: Vereadores de Paranatinga solicita e prefeitura enviou maquinários para recuperar estrada e atender comunidade; já são quase 40 dias de trabalho

GAÚCHA DO NORTE | 16/05/2019

PM e PC de Gaúcha do Norte detém 4 suspeitos de envolvimentos com o tráfico de drogas

Feliz Dia do Gari | 16/05/2019

Marquinhos do Dedé e o secretário de obras Marquinhos parabenizam a todos os garis de Paranatinga pelo seu Dia; Feliz Dia do Gari

CURSOS | 16/05/2019

Assistência Social de Paranatinga e SENAC dão abertura ao Curso de Cuidador de Idosos e Administrativo, confira

Ver Mais

Publicidade Áudio

Enquete

Você acredita que governo de MT retomará obras de asfalto da MT 130 em 2019 atá a Sete Placas?

SIM

NÃO

Anuncios

CURTA NOSSA FAN PAGE