Paranatinga, 18 de Novembro de 2017

Meio Ambiente

Sema investiga suposto desmatamento ilegal em fazenda de MT

MEIO AMBIENTE | 08/07/2016 17:51:50


Agentes da Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Sema) realizaram uma fiscalização na manhã desta sexta-feira (08), em uma área de mata localizada na região do rio Sepotuba após denúncias de suposto ato de desmatamento ilegal. Não há informações sobre o tamanho da área desmatada

No momento em que os fiscais chegaram à área denunciada, foi identificado um operador com um trator esteira. Ao ser abordado ele não tinha em mãos o documento de licença, regularizando a atividade de desmatamento.


O diretor regional da Sema, Jefferson Zucki, disse que foi possível identificar a extração de madeira nativa. Como o operador encontrado na área não apresentou o documento expedido pelo órgão fiscalizador, o ato está sendo considerado como ilegal.

O dono da área ainda não foi identificado. O funcionário passou aos fiscais o endereço do fazendeiro que deverá ser localizado, notificado e possivelmente multado. Zucki alerta que o procedimento muda conforme o tipo da área, pois cada infração tem um valor diferenciado.

Caso a área não enquadre em unidade de conservação ou preservação permanente, o ato de desmatamento não entra como crime ambiental. Nessa situação é efetuado apenas o termo de embargo e apreensão dos equipamentos usados na ação.

A Sema prevê que toda as atividades que são legalizadas, devem manter no local de exploração o documento de licença para ser apresentado quando a propriedade for visitada por fiscais.
 

 

Fonte: Assessoria

FACEBOOK