Paranatinga, 19 de Abril de 2019

Meio Ambiente

MEIO AMBIENTE

Impactos da agropecuária sobre a biodiversidade do Pantanal serão avaliados

Publicado 12/12/2016 11:38:25


Pesquisadores de diversas áreas da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) irão avaliar os impactos provocados pela agropecuária sobre a biodiversidade do Pantanal. Segundo a entidade, não há estudos intensivos de média ou longa duração sobre a maioria dos grupos de seres vivos na região da Bacia do Alto Paraguai, onde é constatado crescimento da atividade.

Segundo a Unemat, serão investigados os reflexos da expansão da agropecuária na região, bem como a perda da diversidade de comunidades de animais e a inter-relação entre planalto e planície do Pantanal. Além de pesquisadores da Universidade, participam pesquisadores de renomadas entidades nacionais e internacionais.

O estudo será realizado por meio de uma expedição de aproximadamente 20 dias, desde a nascente do rio Paraguai até o Parque Nacional do Pantanal. Serão pontos de amostragem a cada 50 km, onde serão realizados amostragens de mamíferos, aves, répteis, anfíbios, peixes e botânica.

“Os efeitos dessas atividades promovem a erosão da biodiversidade em escala local e regional, visto que a diversidade biológica está diretamente ligada aos padrões e processos de um ecossistema”, explica o professor Manoel dos Santos Filho, doutor em Biologia.

Conforme a Unemat, as investigações dos especialistas buscam não apenas dimensionar o quantitativo da diversidade biológica, mas também compreender como funciona o ecossistema.

A expansão das atividades agropecuárias para a região, salienta a instituição de ensino superior, trouxe altas taxas de perdas e fragmentação de habitats, além de alteração da taxa de dispersão de sementes e polenização. Houve ainda aumento da pressão de caça e pesca, acréscimo de cargas de efluentes nos rios, contaminação química, assoreamento dos cursos d'água e desequilíbrio na dinâmica fluvial.

O professor Manoel dos Santos Filho comenta que já se sabe que uma das principais consequências da atividade agropecuária é a contaminação da "biota" (conjunto de todos seres vivos de um determinado ambiente) com agrotóxicos.

 

Fonte: Agro Olhar

Publicidade Áudio

Enquete

Prefeitura e Câmara de Paranatinga lança Consulta Pública - UNEMAT

ADMINISTRAÇÃO

AGRONOMIA

PEDAGOGIA

TURISMO

CIENCIA DA COMPUTAÇÃO

CIÊNCIAS ECONÔMICAS

ENGENHARIA CIVIL

ENGENHARIA DE PRODUÇÃO

ENGENHARIA ELÉTRICA

FISICA

JORNALISMO

ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA

ARQUITETURA E URBANISMO

CIÊNCIAS BIOLÓGICAS

EDUCAÇÃO FÍSICA

ENGENHARIA DE ALIMENTOS AGROINDUSTRIAL

ENGENHARIA FLORESTAL

GEOGRAFIA

LETRAS

QUIMICA

SOCIOLOGIA

ZOOTECNIA

AGROECOLOGIA

ARTES VISUAIS

CIÊNCIAS

ENFERMAGEM

FILOSOFIA

HISTÓRIA

MATEMÁTICA

SISTEMAS

TEATRO

Anuncios

CURTA NOSSA FAN PAGE