Paranatinga, 20 de Abril de 2019

Fato ou Fake

FATO OU FAKE NEWS

É #FAKE lista de obras raras destruídas após incêndio no Museu Nacional

Publicado 04/09/2018 19:15:23


Após o incêndio de grandes proporções que atingiu o acervo do Museu Nacional, na Quinta da Boa Vista, Zona Norte do Rio de Janeiro, circula pelas redes sociais uma mensagem que lista obras raras destruídas pelas chamas neste domingo. A lista, porém, é #FAKE. Ela mostra obras que estão a salvo e guardadas em outros acervos da cidade, como a Biblioteca Nacional e o Arquivo Nacional, no Centro do Rio.

 

A seção de obras raras da Biblioteca Nacional (BN) mostra que fazem parte do acervo da instituição todos os itens citados na mensagem. Em algumas postagens a lista está até na mesma ordem da que consta do site da Biblioteca Nacional.

 

São eles: pergaminho datado do século XI com manuscritos em grego sobre os quatro Evangelhos; a Bíblia de Mogúncia, de 1462; a crônica de Nuremberg, de 1493, considerado o livro mais ilustrado do século XV; a Bíblia Poliglota de Antuérpia, de 1569; a primeira edição de “Os Lusíadas”, de 1572; a primeira edição da “Arte da gramática da língua portuguesa”, escrita pelo Padre José de Anchieta em 1595; o primeiro jornal impresso do mundo, datado de 1601; o “Rerum per octennium”, de Baerle (1647), com 55 pranchas a cores desenhadas por Frans Post; o exemplar completo da Encyclopédie Française e o um exemplar raro do livro publicado em 1605 pelo autor Hrabanus Maurus. O catálogo que lista essas e outras obras raras está disponível online.

 

 

Outra postagem com uma informação falsa sobre o acervo do Museu afirma que o a cópia original da Lei Áurea, na qual a princesa Isabel declarou extinta a escravidão no Brasil em 1888, também foi perdida no incêndio. O documento, porém, está preservado no Arquivo Nacional, informação confirmada pela assessoria do local. É possível também acessar o arquivo digital no site da instituição.

 

 

Fonte: G1

Publicidade Áudio

Enquete

Prefeitura e Câmara de Paranatinga lança Consulta Pública - UNEMAT

ADMINISTRAÇÃO

AGRONOMIA

PEDAGOGIA

TURISMO

CIENCIA DA COMPUTAÇÃO

CIÊNCIAS ECONÔMICAS

ENGENHARIA CIVIL

ENGENHARIA DE PRODUÇÃO

ENGENHARIA ELÉTRICA

FISICA

JORNALISMO

ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA

ARQUITETURA E URBANISMO

CIÊNCIAS BIOLÓGICAS

EDUCAÇÃO FÍSICA

ENGENHARIA DE ALIMENTOS AGROINDUSTRIAL

ENGENHARIA FLORESTAL

GEOGRAFIA

LETRAS

QUIMICA

SOCIOLOGIA

ZOOTECNIA

AGROECOLOGIA

ARTES VISUAIS

CIÊNCIAS

ENFERMAGEM

FILOSOFIA

HISTÓRIA

MATEMÁTICA

SISTEMAS

TEATRO

Anuncios

CURTA NOSSA FAN PAGE