Paranatinga, 20 de Abril de 2018

Esportes

Oito perguntas para você na volta das oitavas de final da Liga dos Campeões

LIGA DOS CAMPEOES | 12/02/2018 13:47:35


Acabaram os dois meses de espera. A Liga dos Campeões volta nesta terça-feira com dois jogos das oitavas de final: Juventus x Tottenham e Basel x Manchester City. Na Quarta-Feira de Cinzas teremos Porto x Liverpool e o aguardado Real Madrid x Paris Saint-Germain - enquanto os demais duelos acontecem na semana seguinte (veja a tabela aqui).

Aqui não faremos exatamente uma previsão do que vai acontecer no mata-mata do principal torneio de clubes do mundo. Mas aproveitamos os oito confrontos para separarmos oito perguntas que você deve ficar de olho. Como alguns acontecem no mesmo horário, é um no peixe e outro no gato, já dizia o ditado.

A Inglaterra é o primeiro país a ter cinco representantes nas oitavas de final (Liverpool, Chelsea, Manchester United, Manchester City e Tottenham). Na fase de grupos, eles somaram 21 vitórias em 30 jogos, com quatro avançando em primeiro. O sorteio apontou jogos duros para Chelsea (Barcelona) e Tottenham (Juventus), mas é possível acreditar no sucesso de um Manchester City, por exemplo.

Os Citizens, por sinal, foram o último inglês a fazer uma campanha de destaque (semifinal em 2015/16), enquanto o Chelsea foi o último campeão, em 2011/12. De lá para cá, títulos apenas de Bayern, Barcelona e Real Madrid. Chegou a hora?

2. Um novo favorito?

Desde a temporada 2010/11, apenas quatro clubes diferentes foram campeões: Barcelona, Chelsea, Bayern e Real Madrid. Os ingleses são os únicos inconstantes no período, com campanhas de eliminação na fase de grupos ou ausências por não classificação via Campeonato Inglês.

O trio de ferro claramente esteve acima no período, tendo alcançado 16 das 28 vagas possíveis de semifinal (57%). O que a atual temporada pode testemunhar é o surgimento de outra potência esportiva.

O Manchester United é o clube de maior faturamento do mundo e corre atrás do tempo perdido. José Mourinho ganhou o importante reforço de Sánchez em janeiro, o que pode alçar os Diabos Vermelhos ao seleto grupo. O Manchester City, que joga o melhor futebol no momento sob o comando de Pep Guardiola, e o PSG, de Mbappé, Cavani e Neymar, também batem à porta.

Messi eliminará mais uma criptonita?

Desde que o Chelsea passou a frequentar a Liga dos Campeões, o Barcelona se tornou um adversário clássico. Os dois já se enfrentaram 12 vezes, com vantagem no geral para os ingleses: quatro vitórias, cinco empates e três derrotas.

Messi participou de oito destes duelos. Jogou 655 minutos, mas não marcou um gol sequer – convenhamos, algo provavelmente inédito na carreira do craque argentino. O ponto é que ele está beirando o 100º gol na Champions (tem 97, contra 114 de Cristiano Ronaldo) e deve precisar balançar as redes para levar o Barça adiante. Você duvida?

Bem, até o início desta temporada Messi também nunca havia superado Buffon...

Menos um para melhor do mundo?

Messi tem concorrentes de peso se enfrentando nas oitavas. Um entre Cristiano Ronaldo (Real Madrid) e Neymar (PSG) ficará pelo caminho. Por ser ano de Copa do Mundo, o título da Liga dos Campeões pode não ser decisivo para o prêmio, embora nos últimos 10 anos os dois tenham ditado o ritmo às suas maneiras (o argentino ganhou mesmo sem Champions e Copa em 2010, e o português sem Copa em 2014).

Em tese, Cristiano Ronaldo é quem tem mais a perder, pois o Real Madrid dificilmente ganhará um dos dois campeonatos nacionais que restam (está a 17 pontos do Barcelona no Espanhol e foi eliminado da Copa do Rei) e joga numa seleção com chances reduzidas de título na Rússia.

 

 

 

Fonte: GLOBO ESPORTE

Anuncios

CURTA NOSSA FAN PAGE