Paranatinga, 13 de Dezembro de 2017

Esportes

MT fatura ouro e prata na luta olímpica dos Jogos Escolares

Ao todo, de 2013 até 2017, o Wrestling já tem 15 medalhas

Nacional | 18/09/2017 14:08:23


Junior Martins

Daniel Albertini Ferreira e Antônio Capitula Neto conquistaram medalhas de ouro, no peso leve, e prata, no peso pesado, respectivamente, na etapa nacional dos Jogos Escolares da Juventude, que ocorrem de 12 a 21 de setembro, na categoria B (para estudantes de 12 a 14 anos de idade), no ginásio da UniBrasil, em Curitiba (PR). E uma das meninas, Luana Karine Ramos ficou com a quinta colocação no peso médio. E a delegação de seis lutadores já retornou para Cuiabá.  

 

Do Colégio Adventista de Várzea Grande (MT), Daniel Albertini Ferreira, de 14 anos, foi campeão sem perder nenhum ponto em quatro lutas, na categoria de peso leve (para atletas entre 38 e 47kg). Ele começou com vitória sobre Kherlon Santos (DF), depois venceu Carlos Silva (RN), em seguida superou Rafael Moura (MG) e conquistou o ouro ao vencer Vinícius Nascimento (SP). E o menino prodígio só treina Wrestling há dois meses, mas treinava judô desde os seis anos. 

 

“Foi a primeira competição nacional que disputei e já ganhei medalha de ouro. Uma conquista realmente inesperada”, afirma o atleta adolescente, Daniel Ferreira, que para chegar na fase nacional, antes conquistou ouro na municipal e ouro na estadual.

 

Do Colégio Isaac Newton (MT), Antônio Capitula Neto foi vice-campeão com três vitórias e uma única derrota, no peso pesado (para lutadores entre 66 e 73 quilos). Ele começou bem ao vencer Lincon Lima da Silva (PB), depois ganhou de Francisco Helton da Rocha (RN), em seguida superou Felipe Gabriel Prado (MS) e, na final, perdeu para Kauã de Brito Lima (RJ) por decisão de 5 x 0. E essa também foi a primeira medalha nacional de Antônio nos Jogos Escolares da Juventude.

 

De acordo com o técnico principal da seleção mato-grossense de Wrestling e um dos pioneiros na implantação da modalidade em Mato Grosso, Francisco Fernandes Júnior, o Chiquinho, a luta olímpica, também chamada de Wrestling, foi implantada em 2013 no estado de Mato Grosso. E, segundo ele, desde então, cresce acolhida e alicerçada em todas as etapas dos Jogos Escolares da Juventude, das etapas municipais, regionais e estaduais às nacionais.

 

“Todos os lutadores de Wrestling de MT devem aos Jogos Escolares da Juventude, que são uma competição patrocinada pelo governo. É por meio dos Jogos Escolares que o governo incentiva a prática da modalidade. São nesses jogos que todos costumam competir e medalhar pela primeira vez. Todos eles passam e tiram proveito desse evento esportivo do governo, que serve para prepará-los para a vida e para competições maiores”, diz Chiquinho.

 

Para o titular da Secretaria Adjunta de Esporte e Lazer do Estado de Mato Grosso (Sael-MT), Leonardo de Oliveira, as dez etapas regionais e as três estaduais, que são pagas na integra pela Sael, e mais o pagamento do transporte e da alimentação nas duas etapas nacionais, servem para incentivar a prática esportiva. E, segundo ele, não somente na luta olímpica, como também em todas as modalidades envolvidas nos Jogos Escolares da Juventude.

 

“A função da secretaria é de incentivar e fortalecer o esporte. Para que todos os membros da sociedade se envolvam com o esporte e recebam seus benefícios. E a secretaria precisa sempre atuar com uma visão macro, com vistas para eventos e projetos que levem proveitos ao máximo de pessoas possível. As vezes não conseguimos ajudar um único atleta numa situação específica, mas com certeza ele foi beneficiado em alguma medida por nossas ações”, diz o secretário.

 

Resultados (Cat. B)

 

Masculino Pesado

Antônio Capitula Neto (2º Colocado)

 

Masculino Médio

Victor Hugo Chaves (8º Colocado)

 

Masculino Leve

Daniel Ferreira (1º Colocado)

 

Feminino Pesado

Adrielly Gonçalves Prado (11º Colocado)

 

Feminino Médio

Luana Karine Ramos (5º Colocado)

 

Feminino Leve

Ketelen Loraine Barbosa (13º Colocado)

 

Texto: Junior Martins

Foto: Washington Alves/Exemplus/COB

Fonte: Junior Martins

Veja Também

TRIUNFO | 27/11/2017

Mato Grosso brilha em torneio nacional de Wrestling

Lutadores de MT faturaram três ouros e dois bronzes em competição nacional

ESPORTE MENTAL | 27/11/2017

Tangará da Serra sediará estadual de Xadrez em dezembro

“A competição mais forte do ano, com velha guarda versus juventude”, diz FMTX

“Os Jogos Escolares reúnem os melhores atletas estudantis de todo país”, diz lutadora | 27/11/2017

Judoca de MT leva bronze no nacional dos Jogos Escolares

ESTRATÉGIA | 27/11/2017

Cuiabana sobe pódio do xadrez no nacional dos Jogos Escolares

“Comecei no xadrez quando tinha oito anos e fui campeã já no primeiro torneio”, diz atleta

FUTEBOL | 23/11/2017

Jogos dos Conselhos fará finais nesta sexta na Arena Pantanal

O público terá entrada gratuita pelo Portão A e B (setor Oeste)

NACIONAL | 21/11/2017

Luta Olímpica de MT fatura dois pódios nos Jogos Escolares

“Me senti muito feliz por trazer esse título para meu estado”, disse Igor Queiroz

WINNER | 20/11/2017

Sinopense supera cuiabano e fatura torneio de tênis de MT

O próximo torneio será na 1ª quinzena de dezembro e já há novidades para o próximo ano

BOLA OVAL | 20/11/2017

Cuiabá Arsenal perde semifinal e se despede do brasileiro

Com data marcada, seletiva abre oportunidade para novos jogadores

Ver Mais
FACEBOOK