Paranatinga, 27 de Maio de 2018

Esportes

Cuiabana sobe pódio do xadrez no nacional dos Jogos Escolares

“Comecei no xadrez quando tinha oito anos e fui campeã já no primeiro torneio”, diz atleta

ESTRATÉGIA | 27/11/2017 13:26:45


Junior Martins

“Comecei no xadrez quando tinha oito anos e fui campeã já no primeiro torneio”, diz atleta

 

Natasha Alejandra Silva, uma cuiabana de 16 anos de idade e estudante de eletroeletrônica do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT), conquistou medalha de bronze na etapa nacional dos Jogos Escolares da Juventude de 2017, na categoria A (para atletas de 15 a 17 anos), que ocorre de 16 a 25 de novembro, em Brasília (DF). E, segundo ela, que tem três irmãos, um pai professor da UFMT e uma mãe empresária, essa não é a primeira medalha da carreira de enxadrista.

 

“O jogador de xadrez precisa ter um psicológico frio e calculista para não deixar que problemas externos atrapalhem seu jogo. É dessa maneira que faço nos torneios que disputo. Treino vendo vídeo aulas e reproduzindo no tabuleiro físico. E já conquistei outras medalhas, como bronze no JIFs estadual, prata no JIFs regional, prata no JIFs nacional, bronze no Federal Chess e agora esse bronze no nacional dos Jogos Escolares. Além de outras medalhas por equipe”, diz Natasha.

 

Para o presidente da Federação Mato-grossense de Xadrez (FMTX), Cleiton Marino Santana, o xadrez teve crescimento de 87% na participação das cidades nas etapas regionais e estaduais dos Jogos Escolares da Juventude, na comparação de 2016 com 2017. E, segundo ele, em 2017, a quantidade de alunos envolvidos aumentou em 153%, na comparação com o ano anterior. O que demonstra a expansão da modalidade esportiva dentro do estado.

 

“O xadrez tem crescido no Estado pelo grande desenvolvimento e engajamento dos professores que trabalham com o xadrez nas escolas. E a federação tem feito vários cursos de capacitação e treinamento para melhorar a prática pedagógica em sala de aula. Isso tem dado certo e os números de 2016 e 2017 indicam um crescimento de 87% de participação das cidades e 159% de atletas nos Jogos Escolares da Juventude, na fase estadual”, comenta o presidente.

 

Texto e foto: Junior Martins

Fonte: Junior Martins

Anuncios

CURTA NOSSA FAN PAGE