Paranatinga, 13 de Dezembro de 2017

Esportes

Aluno da Arena da Educação conquista Pan-Americano Escolar de Luta

Mato-grossense fatura título inédito em competição internacional de Wrestling

É Ouro | 19/08/2017 16:54:31


Junior Martins

Mato-grossense fatura título inédito em competição internacional de Wrestling

 

Guilherme Porto, 14 anos, se consagrou campeão, na categoria greco-romano, no Campeonato Pan-Americano Escolar 2017 de Wrestling (Luta Olímpica), organizado pela United World Wrestling Americas, realizado de 17 a 19 de agosto, na cidade de Santiago, no Chile. Um título inédito para o estado de Mato Grosso e conquistado por um estudante da Escola Estadual Governador José Fragelli, mais conhecida como Escola da Arena Pantanal ou Arena da Educação.

 

“Tive o total de quatro embates com lutadores dos Estados Unidos, Peru, Chile e Argentina e venci todos por superioridade técnica, que é quando se vence por oito a zero ou com oito pontos de diferença. Mas o placar não significa que foram fáceis, pois foram lutas duras. E recebi o prêmio de melhor lutador da competição. Agradeço ao meu pai, aos meus técnicos, ao apoio dado pela Secretaria Adjunta de Esporte de MT e ao apoio do secretário Leonardo”, diz Porto.

 

De acordo com o titular da Secretaria Adjunta de Esporte e Lazer de Mato Grosso (Sael-MT), Leonardo de Oliveira, o projeto de escola na Arena Pantanal consiste em um modelo de ensino em tempo integral, que aproveite os espaços e a estrutura de todo o Complexo Esportivo da Arena Pantanal, e vocacionado para as práticas esportivas. E, segundo ele, além disso, os estudantes recebem alimentação balanceada sob acompanhamento de nutricionistas.

 

“Os alunos têm aulas regulares em um dos turnos e em outro possuem uma grade diversificada de atividades. Dentre elas, a prática de modalidades esportivas. Então, quando um estudante da Arena da Educação alcança um resultado tão expressivo, isso renova a energia canalizada em prol desse projeto e fortalece todo o esforço desempenhado por inúmeros profissionais ligados nessa empreitada”, comenta o secretário adjunto de esportes do estado, Leonardo de Oliveira.

 

Para o coordenador das seleções brasileiras de Wrestling da Confederação Brasileira de Lutas Associadas (CBLA), Flávio Cabral, o Pan-Americano conquistado pelo atleta mato-grossense é o evento máximo do continente na idade escolar e teve a participação de competidores de onze países. E, segundo ele, o resultado obtido por Guilherme Porto dá esperanças ao país de obter bons resultados nos próximos Jogos Sul-Americanos de Wrestling.

 

“A dificuldade para se vencer esse campeonato é a mesma vista em outras categorias de idade. Isso mostra o nível que ele pode atingir na idade adulta. Esse título nos deixa com esperanças para os jogos sul-americanos e também esperamos que atraia a atenção de novos jovens mato-grossenses para a prática da modalidade. A CBLA com certeza está muito feliz com esse título”, avalia o coordenador de seleções brasileiras da CBLA, Flávio Cabral.

 

Contexto

 

A Federação Mato-grossense de Jiu-jitsu e Lutas Associadas (FMTJJLA), gerida pelo presidente Francisco José Pessoa Fernandes, o mestre “Chicão”, foi a instituição responsável por implantar o Wrestling (Luta Olímpica) no estado de Mato Grosso, em 2013. E, de lá para cá, vários atletas tem se destacado em competições nacionais e internacionais, sob o comando do head coach da seleção mato-grossense, Francisco Fernandes Junior e da técnica, Luzia Fernandes.

 

“Nossos atletas trazem medalhas nacionais desde o 1º ano desse desporto em Mato Grosso. E, daquele ano em diante, os resultados tem crescido de forma ininterrupta. Foi a primeira vez que vencemos um Pan-Americano, mas temos várias outras medalhas e traremos muitas outras. E parte desse triunfo também é da atual Secretaria Adjunta de Esportes e Lazer de Mato Grosso (Sael-MT), gestão Leonardo de Oliveira. O apoio dele tem sido fundamental”, diz Chicão.

 

Texto e foto: Junior Martins

Fonte: Junior Martins

Veja Também

TRIUNFO | 27/11/2017

Mato Grosso brilha em torneio nacional de Wrestling

Lutadores de MT faturaram três ouros e dois bronzes em competição nacional

ESPORTE MENTAL | 27/11/2017

Tangará da Serra sediará estadual de Xadrez em dezembro

“A competição mais forte do ano, com velha guarda versus juventude”, diz FMTX

“Os Jogos Escolares reúnem os melhores atletas estudantis de todo país”, diz lutadora | 27/11/2017

Judoca de MT leva bronze no nacional dos Jogos Escolares

ESTRATÉGIA | 27/11/2017

Cuiabana sobe pódio do xadrez no nacional dos Jogos Escolares

“Comecei no xadrez quando tinha oito anos e fui campeã já no primeiro torneio”, diz atleta

FUTEBOL | 23/11/2017

Jogos dos Conselhos fará finais nesta sexta na Arena Pantanal

O público terá entrada gratuita pelo Portão A e B (setor Oeste)

NACIONAL | 21/11/2017

Luta Olímpica de MT fatura dois pódios nos Jogos Escolares

“Me senti muito feliz por trazer esse título para meu estado”, disse Igor Queiroz

WINNER | 20/11/2017

Sinopense supera cuiabano e fatura torneio de tênis de MT

O próximo torneio será na 1ª quinzena de dezembro e já há novidades para o próximo ano

BOLA OVAL | 20/11/2017

Cuiabá Arsenal perde semifinal e se despede do brasileiro

Com data marcada, seletiva abre oportunidade para novos jogadores

Ver Mais
FACEBOOK