Paranatinga, 18 de Abril de 2019

Eleições

SÃO PAULO

Bolsonaro teve votação recorde em São Paulo

Publicado 31/10/2018 17:15:44


O presidente eleito, Jair Bolsonaro (PSL), teve o melhor desempenho da história para um candidato em segundo turnoem São Paulo. Ao obter 68% dos votos válidos, ele superou os 64,3% de Aécio Neves em 2014. Com 33 milhões de eleitores, o Estado é o maior colégio eleitoral do País.

 

Os dois presidenciáveis que obtiveram melhor resultado em segundo turno não têm São Paulo como berço político. Enquanto Aécio é mineiro, o paulista Bolsonaro tem o Rio de Janeiro como reduto eleitoral. Antes deles, o melhor desempenho havia sido o de Fernando Collor em 1989, com 58%. Em 2002, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva ficou com 55,4%. Depois, em ordem cronológica, vieram Geraldo Alckmin, com 52,3%, e José Serra, com 54,1%. O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso conquistou as eleições de 1994 e 1998 em primeiro turno.

 

O presidente eleito Jair Bolsonaro

Foto: Rodrigo Soares/AM Press & Images / Estadão Conteúdo

Na capital paulista, onde Fernando Haddad, candidato do PT à Presidência, foi prefeito, Bolsonaro ficou com 60,4%. A maior concentração de votos em favor do deputado do PSL se deu nas regiões mais centrais da cidade. À medida que as zonas eleitorais se afastam do centro, a votação do petista cresce. Ele só venceu, porém, em seis zonas eleitorais, sendo cinco no extremo sul da cidade e uma na zona leste, redutos históricos do PT.

Apesar do porcentual superlativo, Bolsonaro não venceu em todos os municípios de São Paulo. Haddad se saiu melhor em 13 cidades. O único Estado em que o candidato do PSL ganhou em todas as cidades foi Rondônia. Haddad, por sua vez, conquistou a totalidade no Ceará, no Piauí e em Sergipe.

Bolsonaro ganhou em locais populosos e decisivos, como Minas e Rio, seu berço político. Depois de ter o maior porcentual da História de um primeiro turno na capital, com 59,8% - superando o ex-governador Leonel Brizola, do PDT, que teve 52% em 1989 -, Bolsonaro venceu em quase todas as cidades fluminenses, que compõem o terceiro maior colégio do País. O então candidato do PSL perdeu apenas em três municípios do Estado.

 

Fonte: Terra

Publicidade Áudio

Enquete

Prefeitura e Câmara de Paranatinga lança Consulta Pública - UNEMAT

ADMINISTRAÇÃO

AGRONOMIA

PEDAGOGIA

TURISMO

CIENCIA DA COMPUTAÇÃO

CIÊNCIAS ECONÔMICAS

ENGENHARIA CIVIL

ENGENHARIA DE PRODUÇÃO

ENGENHARIA ELÉTRICA

FISICA

JORNALISMO

ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA

ARQUITETURA E URBANISMO

CIÊNCIAS BIOLÓGICAS

EDUCAÇÃO FÍSICA

ENGENHARIA DE ALIMENTOS AGROINDUSTRIAL

ENGENHARIA FLORESTAL

GEOGRAFIA

LETRAS

QUIMICA

SOCIOLOGIA

ZOOTECNIA

AGROECOLOGIA

ARTES VISUAIS

CIÊNCIAS

ENFERMAGEM

FILOSOFIA

HISTÓRIA

MATEMÁTICA

SISTEMAS

TEATRO

Anuncios

CURTA NOSSA FAN PAGE