Paranatinga, 25 de Abril de 2019

Concursos

Governo de Mato Grosso

Aprovados em vários concursos aguardam nomeação pelo Governo de Mato Grosso

Publicado 22/03/2019 11:27:00


O deputado estadual Delegado Claudinei (PSL) é natural de Marialva (PR) e mudou para Cuiabá (MT) para assumir o cargo de delegado da Polícia Judiciária Civil de Mato Grosso (PJC-MT), em 2002. Nesta terça-feira (20), durante a reunião realizada pela Comissão de Segurança Pública e Comunitária, o parlamentar lembrou da experiência vivida, em 1999, por ter sido aprovado em concurso público.

Ele que é vice-presidente desta Comissão da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) – conta que foram sete etapas a serem cumpridas para a aprovação ao cargo de delegado. Este assunto foi levantado devido a Comissão ter discutido sobre a necessidade da nomeação de aprovados em concursos públicos já realizados em Mato Grosso, como, também, a realização de outros para a contratação de investigadores e escrivães para a PJC.

De acordo com o presidente da Comissão dos Aprovados para Delegados do Estado de Mato Grosso, Nilton Gomes - que esteve presente na reunião junto com outros aprovados - existe um déficit de 174 delegados, sendo que era para ter 400 na ativa e existem mais de 200 aprovados e há uma perspectiva de mais 40 aposentadorias durante o ano de 2019 e 2020. “Hoje, se houvesse a nomeação, possivelmente de todos os aprovados, não fecharia os 400 cargos de delegados que falta para o Estado. Viemos aqui, pedir e clamar para que os representantes do povo possam cobrar do nosso governador para que possa decidir e nomear, nós aprovados, inclusive sanaria e evitaria o fechamento das delegacias. Estamos aqui prontos para que possamos fazer a diferença em Mato Grosso e contribuir para a segurança pública”, explica.

Diretos Humanos

Além dos aprovados para atender a área de segurança, estiveram presentes aqueles que aguardam serem chamados aos cargos de nível superior especializado. A psicóloga Claudiane Vieira que passou em primeiro lugar, em sua área de formação, para o concurso de Segurança Pública de Segurança Pública (SESP – MT) de 2016, esclarece que foi aprovado um total de 186 candidatos e, em outubro de 2018, somente 16 profissionais foram convocados. “Existem pólos que tem um quantitativo de presos e que não tem nenhum tipo de assistência social e psicológica. A constituição diz que o preso não tem direito a liberdade, mas ele tem direito a vida, a dignidade humana, saúde, assistência social e psicológica. A nossa ausência nestes espaços, faz com que o Estado acaba gastando mais”, enfatiza a aprovada em concurso.

O Delegado Claudinei conta que recebeu uma comissão de aprovados para agentes penitenciários no Gabinete e tomou conhecimento sobre aprovados que não foram nomeados na área de assistência social, serviço social, psicologia e direito que são carreiras importantes dentro das penitenciárias para o acompanhamento dos presidiários, pois envolvem os direitos humanos. “A gente não pode aceitar que a pessoa condenada, por mais que seja grave o crime, seja tratada como um animal. É necessário oferecer condições básicas para que possa cumprir a sua pena, como higiene, saúde pública e acompanhamento psicológico. Então, a gente tem que preservar a questão humana”, pontua.

No final da reunião da Comissão, o parlamentar considerou ser importante a realização de visitas técnicas em estabelecimentos da área de segurança do Estado e vai realizar a inspeção e identificar casos mais urgentes e, consequentemente, realizar os devidos reparos.

 

Fonte: TOP NEWS

Publicidade Áudio

Enquete

Prefeitura e Câmara de Paranatinga lança Consulta Pública - UNEMAT

ADMINISTRAÇÃO

AGRONOMIA

PEDAGOGIA

TURISMO

CIENCIA DA COMPUTAÇÃO

CIÊNCIAS ECONÔMICAS

ENGENHARIA CIVIL

ENGENHARIA DE PRODUÇÃO

ENGENHARIA ELÉTRICA

FISICA

JORNALISMO

ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA

ARQUITETURA E URBANISMO

CIÊNCIAS BIOLÓGICAS

EDUCAÇÃO FÍSICA

ENGENHARIA DE ALIMENTOS AGROINDUSTRIAL

ENGENHARIA FLORESTAL

GEOGRAFIA

LETRAS

QUIMICA

SOCIOLOGIA

ZOOTECNIA

AGROECOLOGIA

ARTES VISUAIS

CIÊNCIAS

ENFERMAGEM

FILOSOFIA

HISTÓRIA

MATEMÁTICA

SISTEMAS

TEATRO

Anuncios

CURTA NOSSA FAN PAGE