Paranatinga, 17 de Abril de 2021

Cidades

Wellington articula com agronegócio produção de 600 milhões de vacinas contra a Covid

Publicado 25/03/2021 12:52:55


O senador Wellington Fagundes (PL), relator da Comissão do Covid-19 articula para que o Sindicato Nacional da Indústria de Produtos para a Saúde Animal (Sindan) produza em larga escala imunizantes contra o novo coronavírus. A ideia será debatida pelos senadores na próxima semana. A informação é do jornal Estadão.



Em reunião realizada na semana passada com Wellington, o Sidan se ofereceu, dizendo que as plantas dos laboratórios usadas na produção de vacinas para a saúde animal podem ser empregadas na produção das vacinas já em desenvolvimento no país, principalmente a Coronavac. O que significaria um salto na capacidade de produção  de “centenas de milhões de doses”.

Ainda de acordo com o Estadão, o Brasil detém avançada tecnologia na produção de vacinas para animais, especialmente contra a febre aftosa, com cerca de 30 fábricas. A proposta é utilizar parte dessa capacidade no combate à covid-19. Como atualmente o país tem apenas duas fábricas de vacinas para humanos (Butantan e Fiocruz), a ideia foi bem recebida.

“A indústria de saúde animal tem a possibilidade de debater com as autoridades responsáveis (Ministério da Agricultura e Anvisa) a viabilidade de produção de vacinas humanas contra a covid-19, proporcionando a produção local de um volume expressivo de vacina para a população brasileira”, diz documento do Sindan, assinado por Emilio Carlos Salani.

Segundo ele, uma vez efetivada, essa produção dispensa a necessidade de importação de IFAs produzidos no exterior, assim reduzindo a dependência do Brasil.

Com articulação do senador mato-grossense, a ideia será debatida na próxima segunda-feira (29) entre senadores, Sidan, Ministério da Agricultura e Anvisa (Com Assessoria).

 

Publicidade Áudio

Enquete

Na sua opinião qual investimento é mais urgente para Paranatinga

CONCLUIR HOSPITAL MUNICIPAL

ASFALTAR BAIRROS

MELHORAR ILUMINAÇÃO

SINALIZAÇÃO DE TRANSITO E RUAS

Anuncios

CURTA NOSSA FAN PAGE