Paranatinga, 17 de Junho de 2019

Cidades

DANOS ESTRUTURAIS

Parte de creche desaba após muro de contenção de obra ceder

Publicado 11/06/2019 15:03:56


BRUNA BARBOSA 
DA REDAÇÃO

Parte da creche filantrópica Nossa Senhora do Carmo, na Avenida São Sebastião, em Cuiabá, desmoronou no final da tarde dessa segunda-feira (10).

 

De acordo com o Corpo de Bombeiros, os danos da construção da unidade foram causados pela construção do Edifício Villaggio Calábria, no terreno localizado atrás da creche. A obra do prédio é de responsabilidade da Gerencial Construtora.

 

Segundo os bombeiros, o muro de contenção da construção desabou e atingiu a creche, levando parte da sua estrutura também abaixo.

 

A creche estava interditada desde fevereiro deste ano, quando uma equipe da Defesa Civil realizou uma vistoria na construção e constatou rachaduras profundas nas paredes e no chão da unidade.

 

Em março, o coronel Paulo Wolkner, da Defesa Civil, informou ao MidiaNews que um escoramento emergencial foi necessário.  

 

Segundo o Corpo de Bombeiros, uma residência ao lado da creche também desmoronou parcialmente nessa segunda-feira (10). 

 

Alair Ribeiro/MidiaNews

 

Rachaduras já foram notadas em um imóvel localizado próximo à creche atingida

A creche já havia transferido suas atividades e as missas realizadas na igreja localizada ao lado da unidade para outro prédio, devido ao risco de desabamento.

 

Por meio de nota, a Defesa Civil também informou que as equipes do órgão foram acionadas em novembro de 2018, quando foram encontradas as primeiras rachaduras na creche Nossa Senhora do Carmo. 

 

Durante a visita, ficou constatado que os danos estruturais eram causados pela construção de um edíficio na mesma região. Para executar a obra, a construtora realizou cortes no terreno, que como era inclinado, precisou ser nivelado. 

 

O órgão também afirmou que não é possível afirmar se outros imóveis estão comprometidos.

 

Na manha desta terça-feira (11), uma equipe da Defesa Civil foi até o local para fazer a verificação dos imóveis. 

 

Uma das casas localizadas ao lado da creche já apresenta algumas rachaduras, segundo os proprietários, que devem acionar a Justiça para conseguir os reparos no imóvel.

 

Outro lado

 

A Gerencial Construtora, responsável pelas obras de construção do Edifício Villaggio Calábria, informou, por meio de nota, que desde o início do ano se comprometeu a recuperar o imóvel onde funcionava a creche Nossa Senhora do Carmo. 

 

Conforme a assessora, os reparos começaram imediatamente. A construção do prédio será retomadas em breve. 

 

Leia a nota da Gerencial Construtora na íntegra: 

 

Diante das notícias veiculadas pela imprensa sobre o rompimento da contenção do terreno onde será construído o empreendimento Edifício Villaggio Calábria, a empresa GERENCIAL vem a público informar o seguinte:

 

1)- Desde o mês de janeiro de 2019 a empresa GERENCIAL vem realizando ensaios no referido terreno em decorrência das características e peculiaridades do referido solo.

 

2)- A contenção que estava sendo realizada e ruiu faz parte dos ensaios preliminares antes do início da construção da Torre do empreendimento, cujos ensaios foram realizados sem qualquer espécie de risco para os operários da obra;

 

3)- Para que os ensaios não causassem prejuízos para a vizinhança, todas as cautelas foram adotadas pela Gerencial, inclusive a mudança da Creche vizinha para outro local, tudo sob às expensas da empresa;

 

4)- A Gerencial já havia se comprometido desde janeiro de 2019 a recuperar o prédio antigo da referida Creche, o que ocorrerá imediatamente;

 

5)- A construção da Torre do Edifício Villaggio Calábria somente será iniciada após a realização de todos os ensaios e efetiva constatação de que não há qualquer risco para a contenção do terreno;

 

6)- A empresa Gerencial assegura aos seus clientes e ao público em geral, que as obras do Edifício Villaggio Calábria serão em breve retomadas, após a conclusão de todos os ensaios e com a certeza de que o empreendimento não trará nenhum risco para os adquirentes dos apartamentos, aos futuros moradores e que o prazo de entrega está mantido.

 

7)- A Gerencial é empresa genuinamente mato-grossense, fundada há mais de quarenta anos em Cuiabá, e durante a sua existência sempre cumpriu todos os compromissos com os clientes, principalmente quanto à segurança e qualidade de seus empreendimentos, prazos de entrega e apoio após a ocupação do edifício. E assim continuará atuando na sua atividade, seja em relação ao Edifício Villaggio Calábria, seja em relação a todos os seus empreendimentos. 

 

 

Fonte: Midia News

Publicidade Áudio

Enquete

Você acredita que governo de MT retomará obras de asfalto da MT 130 em 2019 atá a Sete Placas?

SIM

NÃO

Anuncios

CURTA NOSSA FAN PAGE