Paranatinga, 19 de Abril de 2019

Cidades

RELATÓRIO

MT teve mais de 50 mil casos de gravidez na adolescência

Publicado 04/02/2019 18:08:27


 

 

De acordo com dados da Secretaria Estadual de Saúde (SES) divulgados nesta segunda-feira (4), Mato Grosso registrou 50 mil casos de gravidez na adolescência nos últimos cinco anos. O balanço leva em consideração meninas que se tornaram mães com idades entre 10 e 19 anos.

 

Em 2014, a SES aponta que 10.928 adolescentes, entre 15 e 19 anos, se tornaram mães. No mesmo ano, 672 meninas, com idade entre 10 e 14 anos, tiveram filhos.

 

Dados referentes a 2018 demonstram queda nos dois casos. Foram 8.712 adolescentes entre 15 e 19 anos e 470 meninas de 10 a 14 anos.

 

Apesar da redução, os números são preocupantes, segundo o Conselho Regional de Medicina (CRM), que na próxima sexta-feira (8) vai realizar uma reunião para discutir o tema e as alternativas para diminuir a incidência de gravidez precoce no estado.

 

O evento, aberto ao público, contará com palestras com o ginecologista e obstetra Luis Augusto Menechino, com a pediatra Alda Elizabeth Azevedo, a ginecologista Zuleide Cabral e Helen Rezende, que vai falar sobre os aspectos legais da contracepção na adolescência.

 

Ainda segundo dados da SES, na região que compreende a Baixada Cuiabana, 13 mil adolescentes se tornaram mães entre 2014 e 2018. No ano passado, 14% dos nascidos vivos nessa região são filhos de adolescentes.

 

Os dados apontam ainda que os municípios com maior incidência de gravidez precoce são São Félix do Araguaia (24%), Porto Alegre do Norte (23%), seguidos por Água Boa e Barra do Garças, ambos com 21%.

Fonte: G1

Publicidade Áudio

Enquete

Prefeitura e Câmara de Paranatinga lança Consulta Pública - UNEMAT

ADMINISTRAÇÃO

AGRONOMIA

PEDAGOGIA

TURISMO

CIENCIA DA COMPUTAÇÃO

CIÊNCIAS ECONÔMICAS

ENGENHARIA CIVIL

ENGENHARIA DE PRODUÇÃO

ENGENHARIA ELÉTRICA

FISICA

JORNALISMO

ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA

ARQUITETURA E URBANISMO

CIÊNCIAS BIOLÓGICAS

EDUCAÇÃO FÍSICA

ENGENHARIA DE ALIMENTOS AGROINDUSTRIAL

ENGENHARIA FLORESTAL

GEOGRAFIA

LETRAS

QUIMICA

SOCIOLOGIA

ZOOTECNIA

AGROECOLOGIA

ARTES VISUAIS

CIÊNCIAS

ENFERMAGEM

FILOSOFIA

HISTÓRIA

MATEMÁTICA

SISTEMAS

TEATRO

Anuncios

CURTA NOSSA FAN PAGE