Paranatinga, 19 de Outubro de 2018

Cidades

Hospital nega exame à menina com hipotireoidismo

DECISÃO JUDICIAL | 05/06/2018 12:19:16


O Hospital Universitário Júlio Muller, de Cuiabá, recusou fazer um eletroencefalograma em uma menina de 4 anos de idade. Jéssica Pinto Cruz possui uma doença chamada hipotireoidismo congênita, a enfermidade causa uma baixa produção do hormônio da glândula tireoide e foi diagnosticada no teste do pezinho. O hospital já havia sido notificado judicialmente sobre o caso.

De acordo com a mãe, Vânia Pinto Cruz, 32, a sua filha precisa do exame para descobrir por que ela não esta se desenvolvendo biologicamente. “Ela não fala, ela tem 4 anos, mas tem uma mentalidade de uma criança de 1”, contou a mãe.

Vânia disse ainda que, por meio da Defensoria Pública, havia entrado com um recurso para que a filha conseguisse fazer o exame de forma gratuita, pois, segundo ela, não tem condições para pagar pelo procedimento médico. Por conta disso, o Hospital Júlio Muller havia recebido uma ordem judicial para atender o caso de Jéssica.

Mas segundo Vânia, a unidade negou fazer o eletroencefalograma, alegando que a menina estaria acordada no momento do exame e o hospital não possuía qualquer sedativo, cancelando o procedimento. A mãe de Jéssica já entrou com outro recurso, que ainda aguarda julgamento.

Por meio da assessoria, o Hospital Júlio Muller informou que irá apurar o caso e repassar sua posição a qualquer momento.

Eletroencefalograma

O eletroencefalograma (EEG) ou eletroencefalografia é um exame que permite o estudo do registro gráfico das correntes elétricas espontâneas desenvolvidas no cérebro, através de eletrodos aplicados no couro cabeludo, na superfície encefálica ou até mesmo dentro da substância encefálica.

O exame é simples, indolor, sem contraindicações e pode ser feito em qualquer idade. As únicas condições que podem torná-lo difícil são lesões presentes no couro cabeludo, tais como dermatite seborreica intensa, infecções, infestações ou grandes ferimentos.

A importância do teste do pezinho

O teste do pezinho é um exame obrigatório para todos os recém-nascidos, que deve ser realizado após as primeiras 48 horas de vida. Com uma pequena picada no calcanhar, é possível encontrar várias doenças e tratá-las a tempo, antes que elas afetem o desenvolvimento do bebê.

O teste consiste em obter e analisar uma amostra de sangue do recém-nascido, a fim de detectar doenças metabólicas, infecciosas, congênitas e/ou genéticas.

 

Fonte: FOLHAMAX

Rádios

Anuncios

CURTA NOSSA FAN PAGE