Paranatinga, 21 de Fevereiro de 2020

Cidades

Bolsonaro

Em inauguração, Mendes cobra Bolsonaro construção de ferrovia

Publicado 14/02/2020 20:56:57


O governador Mauro Mendes (DEM) cobrou do presidente Jair Bolsonaro (sem partido), nesta sexta-feira (14), a construção da ferrovia que liga Sinop ao Porto de Miritituba, no Pará, a chamada “Ferrogrão”.

 

O pedido foi feito durante solenidade de inauguração da pavimentação dos últimos 50 quilômetros da BR-163, entre Mato Grosso e Pará, em Altamira (PA). A rodovia começou a ser construída em 1976.

 

Na solenidade estavam presentes, além do presidente e do governador, o ministro de Infraestrutura Tarcísio Gomes de Freitas, o ministro de cidadania Onyx Lorenzoni e o governador do Pará Helder Barbalho (MDB).

 

“Gostaria de deixar ao senhor um convite importante, um desafio ao ministro Tarcísio. Temos agora, sendo construído, o desafio da Ferrogrão. Uma ferrovia que também vai sair da região de Sinop e chegará até Miritituba. São mil quilômetros. Esta ferrovia será um marco histórico para esta região”, disse o governador. 

 

 

Tenho certeza que com os passos que já foram dados, com a celeridade que estou vendo que o ministério tem tocado esse projeto, nós teremos a oportunidade sobre a sua liderança, de começar e terminar, ainda no seu mandato, está importante ferrovia

“Tenho certeza que com os passos que já foram dados, com a celeridade que estou vendo que o Ministério tem tocado esse projeto, nós teremos a oportunidade sobre a sua liderança, de começar e terminar, ainda no seu mandato, está importante ferrovia para Mato Grosso, para o Pará e para o Brasil”, completou Mendes.

 

O novo corredor ferroviário de exportação do Brasil tem investimento estimado de R$ 12,7 bilhões. A ferrovia terá uma extensão de 933 km e cumprirá um papel estruturante para o escoamento da produção agrícola. 

 

Mendes ainda revelou que tem articulado junto ao Governo Federal para que haja menos burocracia em relação a concessão dos corredores para escoamento de grão. Isso porque, dentre os diversos problemas, a Ferrogrão esbarrou em “entraves ambientais”.

 

“A coragem que o senhor tem mostrado para enfrentar temas que nunca foram enfrentados, nós poderemos criar uma nova realidade que traga Justiça, que preserve o meio ambiente, mas que preserve o interesse dos brasileiros e de quem produz neste país. Precisamos fazer uma nova realidade, um novo marco jurídico para que esses licenciamentos possam destravar obras importantes como a BR-158 e tantas outras”, afirmou.

 

O governador também cobrou do presidente a implantação da Ferrovia de Integração do Centro Oeste (Fico), que auxiliará no escoamento de grão do Vale do Araguaia.

 

“Assim como a Ferrogrão, a Fico no Centro-Oeste, entrando pelo Araguaia também será uma ferrovia extremamente importante. Assim como asfaltar a BR-158, uma rodovia que passa hoje quase duas mil carretas por dia”, destacou. 

 

 

Fonte: midianews

Publicidade Áudio

Enquete

Na sua opinião qual investimento é mais urgente para Paranatinga

CONCLUIR HOSPITAL MUNICIPAL

ASFALTAR BAIRROS

MELHORAR ILUMINAÇÃO

SINALIZAÇÃO DE TRANSITO E RUAS

Anuncios

CURTA NOSSA FAN PAGE