Paranatinga, 17 de Novembro de 2018

Brasil

Sérgio Moro: veja quem é o juiz que ganhou projeção nacional com a Lava Jato

BRASIL | 01/11/2018 11:55:31


Sérgio Moro, que atualmente trabalha na 13ª Vara Criminal de Curitiba – especializada em crimes financeiros, de lavagem de dinheiro e praticados por grupos criminosos organizados – ficou conhecido nacionalmente por ser o juiz responsável pelos processos da Lava Jato na primeira instância.

Antes da operação, ele trabalhou no caso Banestado – que investigou, entre 2003 e 2007, evasão de divisas por meio de doleiros – e atuou como auxiliar da ministra do Supremo Tribunal Federal Rosa Weber no caso do Mensalão, em 2012.

Moro nasceu em 1972, em Ponta Grossa, nos Campos Gerais do Paraná, mas cresceu em Maringá, no norte do estado. É casado com a advogada Rosêngela Wolf Moro, com quem tem dois filhos.

Entrou na Justiça Federal em 1996. Em 1997, começou o mestrado em Direito do Estado na Universidade Federal do Paraná, que concluiu em 2000.

Segundo o currículo Lattes do magistrado, ele deu aula entre 2007 e 2016 como professor adjunto de Direito Processual Penal na UFPR. Atualmente, é professor da graduação e da pós-graduação do Centro Universitário Curitiba (Unicuritiba).

O currículo do magistrado também informa que ele cursou um programa de instrução na Escola de Direito de Harvard, em 1998. Em abril deste ano, ele voltou à universidade, onde participou de um painel sobre crimes de "colarinho branco".

Na ocasião, Moro disse que a lei e a democracia estavam sendo fortalecidas no Brasil.

Em 2018, recebeu o título de Doctor of Laws, honoris causa, pela University of Notre Dame du Lac, South Bend, Indiana.

 

Fonte: G1

Publicidade Áudio

Rádios

Anuncios

CURTA NOSSA FAN PAGE