Paranatinga, 23 de Abril de 2018

Brasil

Anatel revela qual operadora tem melhor internet; veja

INFORMÁTICA | 17/03/2018 11:12:42


Anatel divulgou na última terça-feira (13) a Pesquisa de Satisfação e Qualidade Percebida da banda larga fixa referente ao ano de 2017. O estudo é feito com os próprios clientes e mostrou que as telecoms regionais prestam um serviço melhor do que as empresas a nível nacional. A melhor operadora é a Cabo Telecom, que atua no Nordeste, com 7,64 de média em uma escala que vai de 0 a 10. Já a pior é a Sky, com 5,38 pontos.

 

O nível de satisfação dos clientes com o serviço de banda larga fixa vem caindo com o passar dos anos. Em 2015, a média referente a todas as operadoras bateu 6,53 pontos. Em 2016, passou para 6,26 pontos. Já em 2017, a Anatel registrou uma nova queda, atingindo 6,23.

 

Como a pesquisa é realizada?

 

 

O estudo é feito em todos os estados brasileiros com os clientes de operadoras que tenham no mínimo 10 mil assinantes. Ao todo, foram 22.742 entrevistados por telefone entre agosto e dezembro de 2017. Serviram de amostra usuários da Oi, Vivo e Net (atuantes em quase todo o território nacional), TIM Live (RJ e SP), Sky (AM, CE, DF, GO, MA, MG, PA, RN e SP), Algar Telecom (MG e SP), Cabo Telecom (RN), Sercomtel (PR) e Brisanet (CE e RN).

 

Os clientes são convidados a responderem um questionário que avalia uma série de indicadores, desde a velocidade e estabilidade da conexão, até questões relacionadas ao atendimento, soluções de problemas e cobrança. Não é levado em consideração questões técnicas – apenas a opinião dos usuários entrevistados.

 

Banda larga fixa: pior serviço

 

O levantamento constatou que a banda larga fixa é o pior serviço de telecomunicação do Brasil, de acordo com a percepção dos clientes. A Internet por cabo está atrás da telefonia móvel pré (6,83) e pós-paga (6,99), telefonia fixa (6,92) e TV por assinatura (6,93). Dos serviços, apenas a telefonia móvel teve um aumento no nível de satisfação entre 2016 e 2017.

 

Saldo positivo

 

A Vivo e Oi foram as únicas operadoras de banda larga fixa que tiveram saldo positivo em relação a 2016. A Vivo teve um aumento um pouco mais expressivo, passando de 6,13 para 6,38, um acréscimo 0,25 pontos – foi a única que melhorou em todos os indicativos. Já Oi teve 0,5 pontos a mais no nível de satisfação geral, a média entre todos os quesitos avaliados.

 

Maiores quedas

 

A Sercomtel e a Sky tiveram as maiores quedas no nível de satisfação geral. A Sercomtel diminuiu 0,71 pontos em relação a 2016. Já a Sky teve 0,43 pontos a menos.

 

A Sky, que disponibiliza Internet por cabo através da rede 4G, ficou na última posição em quase todos os estados onde atua. Apenas no Ceará a Oi teve uma avaliação pior.

 

Por estado

 

O levantamento também fez um recorte que separou as melhores operadoras de cada estado, de acordo com os próprios clientes. Confira na lista abaixo. Quando houver mais de uma opção, é porque elas empataram em primeiro lugar pela margem de erro.

 

AC: NET (6,96)

  • AL: Vivo (7) e NET (6,83)
  • AM: NET (6,63)e Oi (6,33)
  • AP: Oi (5,99)
  • BA: NET (6,6)
  • CE: Brisanet (7,24)
  • DF: Vivo (6,45) e NET (6,32)
  • ES: NET (6,58), Oi (6,28) e Vivo (6,23)
  • GO: Vivo (6,23) e NET (6,16)
  • MA: NET (7,45)
  • MG: NET (6,38) , Algar (6,35) e Vivo (6,33)
  • MS: NET (6,82)
  • MT: NET (6,88)
  • PA: NET (6,98)
  • PB: NET (6,75) e Vivo (6,66)
  • PE: NET (6,63) e Vivo (6,55)
  • PI: NET (7,2)
  • PR: Sercomtel (6,87), Vivo (6,52) e NET (6,48)
  • RJ: TIM (7,71)
  • RN: Cabo Telecom (7,64)
  • RO: NET (6,88)
  • RR: Oi (5,68)
  • RS: NET (7,04)
  • SC: Vivo (6,71) e NET (6,61)
  • SE: NET (6,92) e Vivo (6,73)
  • SP: TIM (7,41)
  • TO: NET (7,05)
  •  

Fonte: G1

Anuncios

CURTA NOSSA FAN PAGE