Paranatinga, 11 de Dezembro de 2017

Agronegócios

Ministério da Agricultura libera investimento de R$ 6 milhões para cultura de café em MT

AGRONEGÓCIO | 29/11/2017 21:11:27


O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) vai liberar R$ 6 milhões para o Plano de Fortalecimento do Café em Mato Grosso. O recurso deverá promover o plantio do grão por meio de parcerias com a Embrapa, Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), universidades e prefeituras da região noroeste do Estado. A tecnologia utilizada é de mudas de café clonal, que são adequadas para a região.

Por meio de publicação em sua página no Facebook, ele explicou que em Mato Grosso já existe um programa voltado à cafeicultura, o Pró Café, e que este benefício servirá como reforço. Além de parlamentares estaduais, participaram da reunião, realizada na terça-feira (28), os prefeitos de Colniza, Cotriguaçu, Juruena, Juína, Aripuanã, Castanheira, Apiacas, Paranaita, Brasnorte, Juara e Alta Floresta.

“Há cerca de um mês estive no estado vizinho, RO, em Alta Floresta do Oeste, para participar de uma audiência pública sobre o café. Também, visitei uma lavoura  de café Robusta (clonal) de 4 hectares, que produz 190 sacas/ha.Desde que estive lá, decidi replicar o modelo em outros estados. E, como Mato Grosso tem solo e clima semelhantes, tenho certeza que teremos ótimos resultados”, disse o ministro.

Atualmente o Pró Café prevê atendimento a 50 pequenos cafeicultores em cada um dos 10 municípios selecionados pelas secretarias municipais de agricultura, que receberão 1 mil mudas de café clonal, assistência técnica in loco, insumos (fertilizante e calcário) e orientação com cursos técnicos que estão ocorrendo desde o ano passado, em parceria entre Seaf, Empaer, Embrapa e prefeituras.

 

Fonte: AGRO OLHAR

FACEBOOK