Paranatinga, 20 de Abril de 2019

Agronegócios

JARDIM BOTÂNICO

Governo de MT e MPE firmam acordo para implantação de Jardim Botânico em Cuiabá

Publicado 31/10/2018 13:41:31


O Governo de Mato Grosso, por meio da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) e da Subprocuradoria-Geral de Defesa do Meio Ambiente (SubPGMA), e o Ministério Público Estadual, firmaram acordo para implantação definitiva do Jardim Botânico em Cuiabá, no bairro Ribeirão do Lipa, próximo a uma fábrica de bebidas.
 
O acordo prevê que o órgão ambiental deverá cercar a área, identificando-a como pertencente ao Estado, manter vigilância patrimonial e realizar rondas ostensivas em parceria com o Batalhão da Polícia Militar de Proteção Ambiental (BPMPA) para evitar invasões na área.

Investigações feitas no local constataram que a área está sendo invadida para a construção de moradias, causando danos ao meio ambiente. Foi determinado o prazo de dez meses para quitação e aquisição de projetos arquitetônicos e executivos e início das obras.

O governo de Mato Grosso também se comprometeu a dar continuidade aos processos administrativos referentes aos autos de infração aplicados à Prefeitura de Cuiabá e ao Condomínio Villa Jardim por conta da construção de uma avenida, localizada parcialmente dentro da área do Jardim Botânico. Em fiscalização realizada em maio deste ano, a Sema multou o empreendimento em R$ 1,7 milhão pela construção irregular e o município em R$ 700 mil por emitir o licenciamento em área de unidade de conservação estadual. A via está embargada desde julho e o acordo também prevê a notificação do município para revogação da licença.

Histórico

O Jardim Botânico do Estado de Mato Grosso foi criado em 2005 em atendimento ao artigo 37 da Lei Complementar 38 de 1995 que determina a obrigação do Estado em criar museus e jardins botânicos representativos de seus principais ecossistemas, visando à pesquisa e educação ambiental. A unidade de conservação está situada em uma área de 67 mil hectares e é considerada essencial para pesquisa e documentação do patrimônio florístico do país e do estado.

"Recebemos a missão do governador Pedro Taques de implantar definitivamente e ao atuar em parceria com o Ministério Público, vamos dar celeridade na implantação desta unidade que é de essencial para conservação da biodiversidade e pesquisa científica mato-grossense", destaca o secretário de Estado de Meio Ambiente, André Baby.
 

 

 

Fonte: Agro Olhar

Publicidade Áudio

Enquete

Prefeitura e Câmara de Paranatinga lança Consulta Pública - UNEMAT

ADMINISTRAÇÃO

AGRONOMIA

PEDAGOGIA

TURISMO

CIENCIA DA COMPUTAÇÃO

CIÊNCIAS ECONÔMICAS

ENGENHARIA CIVIL

ENGENHARIA DE PRODUÇÃO

ENGENHARIA ELÉTRICA

FISICA

JORNALISMO

ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA

ARQUITETURA E URBANISMO

CIÊNCIAS BIOLÓGICAS

EDUCAÇÃO FÍSICA

ENGENHARIA DE ALIMENTOS AGROINDUSTRIAL

ENGENHARIA FLORESTAL

GEOGRAFIA

LETRAS

QUIMICA

SOCIOLOGIA

ZOOTECNIA

AGROECOLOGIA

ARTES VISUAIS

CIÊNCIAS

ENFERMAGEM

FILOSOFIA

HISTÓRIA

MATEMÁTICA

SISTEMAS

TEATRO

Anuncios

CURTA NOSSA FAN PAGE