Paranatinga, 26 de Abril de 2019

Agronegócios

AGROGESTÃO RURAL

Abrafrigo contesta valor apresentado pela Receita de dívida ‘retroativa’

Publicado 12/02/2019 01:03:18


Do ISTO É DINHEIRO 

A Associação Brasileira de Frigoríficos (Abrafrigo) afirmou que a Receita Federal está “iludindo e dizendo inverdades para a mídia brasileira” sobre o real valor da dívida retroativa do Fundo de Assistência ao Trabalhador Rural (Funrural).

 

Conforme a Abrafrigo, em nota, a Receita diz que a dívida retroativa do Funrural somaria R$ 15,3 bilhões, a serem pagos pelos produtores rurais e frigoríficos. “Este número não reflete a realidade, está superestimado e sendo utilizado apenas para se atribuir culpa aos produtores rurais e frigoríficos pela existência de uma dívida que não é deles e que, por sinal, nem deveria existir”, disse, na nota, o presidente executivo da Abrafrigo, Péricles Salazar.

 

Segundo o executivo, o verdadeiro responsável pelo problema é o Supremo Tribunal Federal (STF). Em 2010, a Suprema Corte considerou inconstitucional a cobrança do Funrural. Sete anos depois, reverteu a decisão, passando a considerá-la constitucional, “decisão surpreendente e injusta”, diz Salazar.

 

Para ele, o setor não deve ser obrigado a pagar a dívida que estaria “acumulada” no intervalo de sete anos entre as duas decisões. “O setor aceitou isso e (a decisão de 2017), desde então, os produtores rurais e frigoríficos vêm cumprindo normalmente esse compromisso, num total de R$ 300 milhões mensais de contribuições somente no setor da carne bovina.”

 

Para a Abrafrigo, essa dívida que se considera acumulada nos sete anos em que o Funrural não foi exigido não existe, em razão das centenas de decisões judiciais de primeira e segunda instâncias em todo o País”, afirmou.

 

 

Publicidade Áudio

Enquete

Prefeitura e Câmara de Paranatinga lança Consulta Pública - UNEMAT

ADMINISTRAÇÃO

AGRONOMIA

PEDAGOGIA

TURISMO

CIENCIA DA COMPUTAÇÃO

CIÊNCIAS ECONÔMICAS

ENGENHARIA CIVIL

ENGENHARIA DE PRODUÇÃO

ENGENHARIA ELÉTRICA

FISICA

JORNALISMO

ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA

ARQUITETURA E URBANISMO

CIÊNCIAS BIOLÓGICAS

EDUCAÇÃO FÍSICA

ENGENHARIA DE ALIMENTOS AGROINDUSTRIAL

ENGENHARIA FLORESTAL

GEOGRAFIA

LETRAS

QUIMICA

SOCIOLOGIA

ZOOTECNIA

AGROECOLOGIA

ARTES VISUAIS

CIÊNCIAS

ENFERMAGEM

FILOSOFIA

HISTÓRIA

MATEMÁTICA

SISTEMAS

TEATRO

Anuncios

CURTA NOSSA FAN PAGE